BLOG

23 de Julho por Vitor Alves

Estrada Real de Minas Gerais: conheça a rota turística e histórica

Estrada Real de Minas Gerais: conheça a rota turística e histórica

Você já viajou pela Estrada Real de Minas Gerais? Conhece esse destino? Ela é considerada a maior rota turística do país, retratando curiosidades e a história do Brasil Colônia. 

Os seus caminhos remontam ao século 17, época da exploração do diamante e do ouro no Brasil Colonial. Desse modo, a Estrada Real abrange três estados: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. 

No percurso, o turista encontra muita história e cultura com os belos patrimônios existentes nos destinos que podem ser visitados. Conheça mais sobre a Estrada Real Minas Gerais com o nosso post. Aqui você vai saber mais sobre a história, os patrimônios e os roteiros dessa charmosa rota de turismo.

Aproveite a leitura!

foco aluguel de carros

História da Estrada Real Minas Gerais

A Estrada Real Minas Gerais, também conhecida como Caminho Velho, foi aberta oficialmente no século 17, pela Coroa Portuguesa. Inicialmente, ligava a antiga Vila Rica, que hoje é Ouro Preto, até Paraty, no Rio de Janeiro. O objetivo de sua construção foi transportar de maneira mais rápida os produtos da mineração do interior de Minas, até o Rio de Janeiro.. 

Mais tarde, foram descobertas a existência de pedras preciosas na região do Serro. Com isso,  a estrada foi estendida até o Arraial do Tejuco, que é a atual Diamantina. A partir de 1694,  a Estrada Real passou a ligar São Paulo/Minas Gerais, cruzando as seguintes regiões:

  • Taubaté;
  • Serra da Mantiqueira;
  • Guaratinguetá;
  • Itanhandu;
  • Passa-Quatro;
  • Conceição do Rio Verde;
  • Pouso Alto;
  • Baependi;
  • Ibituruna;
  • Rio das Morte;
  • São João del Rei;
  • Mariana;
  • Ouro Preto.

A Estrada Real foi cenário de grandes momentos históricos no Brasil. Um exemplo seria a Inconfidência Mineira, movimento de contestação à Coroa portuguesa, liderado por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Outro momento foi quando Dom Pedro I visitou Minas Gerais por esse percurso, entre os anos de 1822 e 1831.

Os patrimônios da Estrada Real Minas Gerais

mapa estrada real de minas gerais
Foto de: www.pousoalto.com/site/estrada-real.php

No total, são 1410 quilômetros de estrada que cortam Minas Gerais, Rio de Janeiro e parte de São Paulo. O acervo histórico está presente em 177 cidades desse percurso, entregando um lindo patrimônio de nossa história, além de uma diversidade gastronômica incrível. 

As belezas naturais da região também encantam os moradores e visitantes, tais como cachoeiras, florestas, serras e rios. Em Minas Gerais, a Estrada Real é composta por Patrimônios da Humanidade, tais como:

Ouro Preto

Reconhecida pela Unesco, a cidade de Ouro Preto foi o mais importante centro econômico e político do país durante o ciclo do Ouro. 

A cidade possui ruas íngremes, porém, nos contempla com belas igrejas arquitetadas pelo lendário artista Aleijadinho. Ouro Preto também é marcada por casarões coloniais, lojinhas de pedras semipreciosas da região, Museu da Inconfidência e a Praça Tiradentes.

Tiradentes

A cidade histórica de Tiradentes é outro charmoso destino na Estrada Real Minas Gerais que não pode ficar esquecida no roteiro. Caminhar pelo centrinho é uma ótima forma de conhecer as casas coloniais, igrejas e museus. 

Outra experiência muito legal e que você não pode perder é andar de Maria Fumaça, partindo de Tiradentes com destino a São João Del Rei.

Diamantina

Mais uma cidade histórica importante da Estrada Real, Diamantina foi rica em pedras preciosas e abrigou figuras ilustres da história do Brasil, como Chica da Silva e Juscelino Kubitschek. Em virtude de suas casas coloniais e igrejas barrocas, Diamantina recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO no ano de 1999.

Congonhas 

A cidade de Congonhas é famosa pela obra  Basílica do Senhor do Bom Jesus de Matosinho, idealizada por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Essa basílica é considerada a obra-prima de Aleijadinho. Ela conta com 12 estátuas, esculpidas em pedra sabão, que representam, em tamanho real, os apóstolos da bíblia.

São João Del Rei 

sao joao del rei, minas gerais

Com importantes construções que podem ser visitadas, São João Del Rei também é um destino da Estrada Real Minas Gerais. Uma dessas construções é o Solar dos Neves, pertencente à família do ex-presidente Tancredo Neves. O visitante também se encantará com a Igreja de Nossa Senhora do Pilar e seus vários detalhes banhados a ouro.

Outro local que vale a pena visitar é o acervo do Memorial Tancredo Neves, que conta a história do presidente eleito que nunca tomou posse. 

Carrancas

Carrancas se destaca na Estrada Real Minas Gerais devido às suas belas cachoeiras. A cidade é pequena, mas muito charmosa. O visitante pode conhecer as pinturas rupestres localizadas no Sítio Arqueológico Lapa Zilda. O local é de fácil acesso, permitindo que o turista mergulhe em algumas de suas quedas-d'água, além de conhecer e aprender a história do local.

Carrancas é um dos principais destinos de ecoturismo em Minas Gerais. Os apaixonados por natureza ficarão fascinados com a diversidade ecológica e histórica da região. 

Caxambu 

A cidade de Caxambu recebeu a visita da Princesa Isabel, que, na época, buscava tratar a sua infertilidade. Existe uma lenda de que as águas termais da região foram responsáveis por curar sua anemia, e assim, ela conseguiu engravidar. 

Essa história atrai diversos turistas, entretanto, o que faz de Caxambu uma cidade interessante são os maiores complexos hidrominerais do mundo. Há também a linda Igreja de Santa Isabel da Hungria, construção erguida a mando da princesa como forma de agradecimento por sua cura.

Alugue um carro e conheça a Estrada Real Minas Gerais

foco aluguel de carros

Após conhecer as belezas e curiosidades da Estrada Real de Minas Gerais, que tal se programar para visitar esse destino? Alugar um veículo com a Foco  ajudará e muito em sua programação. 

Ao entrar em nossa página de aluguel de carros, você encontra diversas opções de automóveis, tornando sua viagem pela Estrada Real Minas Gerais mais confortável, segura e sem burocracias!

Aproveite melhor a experiência em suas viagens com a Foco Aluguel de Carros. Nós temos a melhor maneira de você alugar um veículo novo, garantindo economia e praticidade em seus destinos. Visite o site da Foco e saiba mais. 

 

Posts relacionados: