BLOG

23 de Novembro por Vitor Alves

Estrada Graciosa: conheça as paradas obrigatórias desse passeio!

Estrada Graciosa: conheça as paradas obrigatórias desse passeio!

Você já imaginou percorrer 40 km de estrada, cercado por uma natureza exuberante, com diversos pontos para tirar aquela foto de cinema, que vai ficar de recordação de uma das mais belas paisagens do Brasil?

Estamos falando da Estrada Graciosa, que passa pela PR 410, no estado do Paraná, e que interliga o município de Quatro Barras (Região Metropolitana de Curitiba) às cidades de Antonina e Morretes. 

Uma escolha incrível para contratar um aluguel de carros e conhecer essa estrada de paralelepípedos e a Mata Atlântica. 

aluguel de carros

Quer saber mais sobre esse destino? Então continue com a gente e conheça as paradas obrigatórias da Estrada Graciosa agora mesmo!

O que é a Estrada Graciosa?

Esta bela estrada passa por uma parte bem preservada da Mata Atlântica. É repleta de riachos, cachoeiras, flora e fauna. 

Sua importância para a biodiversidade foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera

Ao longo da estrada (PR 410) existem áreas de descanso com churrasqueiras, mirantes, banheiros, quiosques para refeições com comida e bebida. 

É um passeio perfeito por Curitiba, onde você também pode visitar Morretes e Antonina.

Conheça a história da Estrada Graciosa

estrada da graciosa rua

A construção da Estrada Graciosa teve início no século 17 e a estrada foi por muitos anos o caminho mais importante para o porto de Paranaguá.

Foi a primeira estrada asfaltada do Paraná e preserva seu charme com o calçamento de paralelepípedos em alguns trechos do caminho.

Ela começou a ser construída devido a ordem do primeiro presidente da Província do Paraná, Zacarias de Góis Vasconcelos. 

A Estrada da Graciosa era a única estrada pavimentada do estado até a metade do século XX e serviu como rota de escoamento de produção de café, erva-mate e madeira para os portos de Paranaguá e Antonina.

A via, também atravessa a parte mais preservada da Mata Atlântica. É uma estrada curta, que vai de Quatro Barras a Morretes, e seu nome oficial é PR-410, por ser uma rodovia estadual do Paraná.

Passeios pela Estrada Graciosa

cachoeira estrada graciosa

Se você quiser ver florestas exuberantes, talvez parar em um ou dois riachos e desfrutar da atmosfera do século XIX, definitivamente deve incluir este destino em seu roteiro. Portanto, veja alguns passeios pela Estrada Graciosa que você não pode deixar de fazer!

Portal da Graciosa

Com arquitetura característica das missões jesuítas, o Portal da Estrada Graciosa é o cartão postal desse destino e parada obrigatória dos turistas, já que é ponto de partida do passeio. 

Passeio de trem

O passeio de trem na Estrada Graciosa passa pela Ferrovia Paranaguá-Curitiba, passando pela Serra do Mar, desembarcando em Morretes, com vista para paredões de pedra, túneis, montanhas, represas, pontes e cachoeiras.

O valor do passeio é de R$21 por pessoa, com duração de cerca de 4h, e saídas diárias de Curitiba durante a alta temporada (janeiro, fevereiro, julho e dezembro) e apenas nos fins de semana na baixa temporada (março a junho e de agosto a novembro). 

Cachoeiras

O Recanto das Cachoeiras, localizado na Estrada da Graciosa, no distrito do São João, é um conjunto de belas quedas d’águas ideal para quem deseja contato direto com a natureza.

Por lá, é possível encontrar uma excelente estrutura para turistas, já que possui restaurante, quartos e espaço para camping. 

Caminhos dos Jesuítas

O Caminho dos Jesuítas também é conhecido como Caminho Colonial da Graciosa e vai do primeiro planalto do Paraná ao litoral. Sua extensão ainda é pavimentada por pedras colocadas por escravos.

A Casa da Pedra, que também é chamada de Casa do Guilherme, Casa do Rio do Corvo ou Casa do Alemão é um dos lugares a serem visitados.  

Mas é ao longo deste trecho que se encontram os sete recantos, com excelente infraestrutura para turistas, que são: Vista Lacerda, Bela Vista, Rio Cascata, Grota Funda, Curva da Ferradura, Mãe Catira e São João da Graciosa. 

Falaremos mais sobre eles a seguir.

Quais são os recantos da Estrada Graciosa?

mirante da estrada graciosa

A Estrada Graciosa conta com sete recantos, onde é possível fazer paradas, já que esses locais possuem banheiros, churrasqueiras e mirantes. Veja quais são eles:

Vista Lacerda

Localizado a 6 km do Portal da Estrada Graciosa, o Recanto Vista Lacerda é um dos maiores e mais visitados entre todas as opções, já que conta com um dos mirantes mais bonitos.

Rio Cascata

Em seguida, está o Recanto Rio Cascata, que possui esse nome devido à presença de uma pequena cachoeira no local, onde é possível tomar um banho reenergizante nas águas da queda. 

Grota Funda

A Grota Funda é a terceira parada entre os belos recantos. Embora sua vista não seja considerada tão atraente quanto as outras do roteiro. 

Bela Vista

Partindo para Recanto Bela Vista, é o local onde se encontra a parte mais sinuosa, ou seja, com mais curvas da estrada. Distante a 4km do primeiro recanto, vale a pena a parada para apreciar a vista. 

Curva da Ferradura

A Curva da Ferradura é um recanto onde existe uma Ponte de Ferro antiga e desativada, já que hoje ela é usada somente como ponto turístico.

Mãe Catira

O recanto Mãe Catira conta com acesso para o rio que possui o mesmo nome. É um local badalado, já que muitas pessoas vão até lá para nadar.

São João da Graciosa

O recanto São João da Graciosa é comparado a uma vila, já que no local há diversos botecos, restaurantes, mercearia, e ele se encontra no final da estrada. 

Quantos KM tem a Estrada Graciosa?

A Estrada Graciosa possui 40 km de extensão e faz parte da PR-410, e é dividida em 4 trechos.

Os trechos dessa rodovia passam pela localidade de São João da Graciosa, em Morretes, e há uma bifurcação.

Enquanto a PR-411 segue para localidade de Porto de Cima até o centro de Morretes, a PR-410 conduz em seu quarto trecho até um ponto distante 6 km de Morretes à PR-408, que segue para a cidade de Antonina.

Quem vai até Morretes, a PR-411 é o trecho mais curto a partir de São João da Graciosa.

Já a PR-410 é o trecho mais rápido para quem deseja ir à Antonina sem passar por Morretes.

Dicas para passear pela Estrada Graciosa

Para passear pela Estrada Graciosa e viver todas as experiências que preparamos nesse roteiro, a dica de ouro é viajar de carro para percorrer toda sua extensão, e ainda fazer as paradas recomendadas

Portanto, conte com a Foco para facilitar ainda mais o seu planejamento de viagem, já que aqui você vai encontrar os melhores preços e diversas opções de veículos para atender você e sua família.

Alugando um carro com a Foco, você vai poder curtir todos os passeios e recantos da Estrada da Graciosa. E para facilitar ainda mais, saiba que a Foco conta com uma loja em Curitiba. Então navegue agora mesmo pelo nosso site e conheça nossos serviços.

aluguel de carros

Posts relacionados: