BLOG

29 de Janeiro por Victor Amaral

Como alugar carros? Veja nosso guia com passo a passo!

Como alugar carros? Veja nosso guia com passo a passo!

Se você já precisou de um carro alugado, mas nunca havia entrado em uma locadora antes, certamente já se perguntou como alugar carros, valores e requisitos, certo? Principalmente nos últimos anos em que o Brasil vem apresentando queda na venda de carros e aumento na procura dos aluguéis. 

Para conseguir ter um automóvel à disposição por determinado período, a maioria das cidades costumam implantar regras parecidas.

Entre elas, ter idade mínima de 18 ou 21 anos, CNH emitida há mais de 2 anos dentro da validade e um cartão de crédito para caução são as mais conhecidas. Pensando nisso, a Foco Aluguel de Carros criou este guia para auxiliar você sempre que precisar alugar um carro, seja a passeio ou mesmo trabalho.

Então, não deixe de acompanhar a leitura até o final!

alugue foco

Escolha uma locadora de confiança

O primeiro passo no processo de como alugar carros consiste em pesquisar no mercado uma locadora de confiança. Afinal, essa prática cresceu nos últimos meses e, segundo a Valor Investe, a projeção é de crescimento de até 17% em 2021

Dizemos isso porque a quantidade de empresas ofertando carros para alugar é considerável, mas neste momento é preciso ter cautela. Preze pela condição dos veículos, atente-se à oferta de seguros ou proteções, cheque a quilometragem do veículo, compare os preços, analise os adicionais e facilidade para alugar.

Na Foco Aluguel de Carros prezamos sempre pela satisfação dos clientes. Você encontra carros novos, tarifa com preço justo, quilometragem livre, 4 horas extras na devolução, atendimento personalizado e inúmeros outros benefícios para ajudar você. 

Portanto, essas são as qualidades que qualquer pessoa que estiver em dúvida em como alugar carros deve procurar.

Verifique os requisitos para alugar carros

como alugar carros

Todo o processo de como alugar carros costuma ser simples, já que não exige documentos complexos e, normalmente, qualquer pessoa habilitada já consegue sair da loja com as mãos no volante.

Contudo, existem certos procedimentos que você deve seguir, bem como alguns documentos que precisa enviar à locadora. Além disso, algumas regras e políticas podem variar de acordo com cada empresa.

A seguir, você entenderá, na prática, o que precisa fazer para alugar hoje mesmo seu carro. Vale ressaltar que motoristas interessados na locação de carro para trabalhar com aplicativos também podem aproveitar as vantagens do carro alugado.

Carteira de habilitação

A CNH é o requisito principal ao alugar um carro, já que todo motorista precisa ter uma habilitação em vigência. Além disso, a sua CNH deve ter emissão registrada em território nacional.

Idade

Embora algumas poucas locadoras não exigem idade mínima específica, é importante salientar que, na maioria, a idade mínima é de 21 anos. 

Por isso, em determinadas locadoras o locatário menor de 21 anos pode sim alugar um carro, mas haverá um acréscimo em sua diária.

Na Foco, esse requisito não existe. Qualquer pessoa com idade a partir de 18 anos, já consegue reservar um veículo. 

Cartão de crédito para caução

O bloqueio caução de garantia, também chamado de pré-autorização, é um importante passo de como alugar carros. Então, você precisa de um cartão de sua titularidade com limite disponível. 

Nesse caso, o valor pode variar entre as empresas, uma vez que é a própria locadora quem define o valor do bloqueio caução. Não existe um valor fixo ou uma tabela, pois também é preciso considerar: 

  • o modelo do veículo a ser alugado;
  • políticas da locadora;
  • período de locação. 

O bloqueio caução é uma medida de segurança para a locadora e o processo funciona de maneira básica: a locadora realiza o bloqueio de um valor específico do seu crédito no cartão e libera posteriormente após a vistoria na entrega.

Indique o dia, horário e local do aluguel

como alugar carros

Atualmente, o universo digital facilita o cotidiano de todos. Na hora de definir como alugar carros não é diferente.

Essa é mais uma facilidade da locadora de confiança, ou seja, você escolhe o melhor dia, o horário mais adequado e qual local prefere realizar a retirada. Dessa forma, assim que finalizar sua reserva, é só se direcionar ao local da retirada. Mas aqui vai uma dica: procure fazer com antecedência para não correr riscos de não encontrar um carro, combinado?

Caso a locadora trabalhe com o voucher de confirmação de aluguel, leve consigo e apresente na hora de retirar o veículo. Além disso, é de praxe que o contrato seja apresentado a você nesse momento, então, analise com atenção. Por fim, assine o contrato se estiver tudo dentro dos parâmetros acordados e saia dirigindo. Simples assim. 

Escolha o categoria do carro

A escolha do grupo do carro costuma deixar as pessoas em dúvidas, uma vez que, geralmente, as locadoras não permitem a escolha de um modelo específico, mas sim da reserva de uma categoria em que o carro faz parte.

Por exemplo, vamos supor que você queira alugar carro para passeio, mas não quer gastar muito com combustível. Então, a escolha mais acertada seria um carro econômico. Logo, a classe econômica é composta por diferentes modelos como Renault Kwid, Fiat Argo, Fiat Mobi, VW UP, entre outros.

Quando você escolher a classe econômica, automaticamente, pode alugar alguma destas opções e não especificamente o modelo que gostaria. Se você navegar pelas categorias de uma plataforma verá que a sugestão de um carro tem a observação “Modelo do Carro ou Similar”. Isso funciona para todas as categorias.

Portanto, é fundamental definir a finalidade da locação, ou seja, se será a passeio, quantas pessoas irão na viagem, se precisa de mais espaço para bagagem, se será a trabalho como motorista de aplicativo. Enfim, estabeleça o propósito do aluguel.

Geralmente, você encontra os seguintes grupos: econômico, intermediário, executivo, SUV, utilitários e adaptados.

Faça sua análise cadastral

Toda locadora realiza a análise cadastral dos locatários interessados, pois é uma maneira da empresa ter mais segurança sobre sua frota.

Esse procedimento acontece no momento em que você faz a entrega dos documentos exigidos para abertura de contrato. Desse modo, caso haja alguma restrição no CPF do locatário, é possível que o procedimento de reserva seja interrompido, devido às políticas da locadora.

Tenha atenção, pois esse procedimento também pode acontecer quando há motoristas adicionais no mesmo contrato.

Por outro lado, como a maioria das pessoas utiliza o cartão de crédito pessoal para bloqueio caução, diversas locadoras permitem a reserva, visto que a instituição financeira do seu cartão é quem cede o crédito.

Quanto custa alugar um carro?

Agora que você já sabe como alugar carros com mais facilidade, é hora de saber quanto fica a locação. Determinar um valor com precisão é algo quase inviável, pois há elementos que influenciam o custo final.

Podemos citar o grupo de carro escolhido, o período de locação, a cidade onde fará a reserva e a data da retirada. Aqui na Foco Aluguel de Carros buscamos sempre viabilizar ofertas aos nossos clientes que cadastraram o e-mail no nosso site e acompanham sempre nossas redes sociais.

Na cidade de Campinas/SP, por exemplo, o valor das diárias para a categoria econômica pode sair algo em torno de R$70,00. Já para a cidade de São Paulo, mesmo sendo no mesmo estado, os preços podem variar de acordo com a região e o período de locação.

Então, o valor final da locação fica por conta da quantidade de dias que precisará e da categoria escolhida. Agora, se por acaso você for trabalhar como Uber ou precisar de locação mensal, temos planos específicos que podem gerar grande economia.

Independentemente da sua necessidade, saiba que na Foco você encontra as melhores diárias, além de inúmeras vantagens como facilidade no pagamento, quilometragem livre e mais tempo para realizar a devolução.

alugue foco

Agora que você já sabe como alugar carros, acesse o site da Foco e encontre preços acessíveis e a unidade mais próxima de você! 

Posts relacionados: