BLOG

04 de Agosto por Vitor Alves

Bateria arriada: saiba como identificar e resolver o problema

Bateria arriada: saiba como identificar e resolver o problema

Você sabe o que é bateria arriada?

A bateria arriada é um problema que preocupa grande parte dos motoristas. Entretanto, muitos não sabem como solucionar essa questão.

Por isso, é importante entender que um carro com problema na bateria pode gerar uma série de riscos para o condutor e para os passageiros. Se você deseja pegar estrada com seu veículo, verifique as condições deste item.

Caso identifique alguma falha na bateria do seu veículo, procure outra alternativa para realizar sua viagem, como por exemplo, um aluguel de carros. Assim, você não terá imprevistos com bateria arriada.

Para você saber como identificar e resolver o problema com bateria arriada, a Foco preparou esse conteúdo completo com todas as informações necessárias. Continue sua leitura e confira!

Principais causas de bateria arriada 

A bateria arriada pode ocorrer por uma série de fatores. Por isso, você precisa saber como evitar esse transtorno em um veículo. Sendo assim, veja abaixo alguns causadores desse problema e como fazer uma manutenção preventiva para evitá-los.

Chave na ignição

Deixar a chave na ignição do automóvel é uma das causadoras de problemas na bateria. Isso ocorre se você deixar a chave virada na primeira fase da ignição, ou seja, antes de dar a partida.

Portanto, você precisa entender que esse imprevisto pode acontecer mesmo que o carro esteja desligado, pois a chave vai estar na ignição e isso vai manter o consumo da bateria normalmente.
Sendo assim, sempre que estacionar o seu carro, lembre-se de tirar a sua chave da ignição do veículo.

Deixar faróis e luzes internas acesas

Os faróis  e as luzes acesas com o carro parado também deixam a bateria arriada. Normalmente as pessoas esquecem as luzes do painel, da central e faróis acesas quando saem do carro.

Diante disso, a bateria perde a carga e o motorista acaba com problemas para dar partida no veículo.

Por esse motivo, depois que você estacionar seu carro, é fundamental verificar se desligou as luzes internas e os faróis do seu veículo. Com isso, você evita imprevistos com a bateria do seu carro.

Não trocar a bateria vencida

Parece até brincadeira, não é mesmo? Mas esse é um erro que muitos motoristas cometem. Se você também praticar esse erro, é necessário saber o risco que você corre. A bateria fora do prazo pode deixá-lo literalmente na pista.

Em média, a vida útil da bateria automotiva não passa de 3 anos e meio. Sendo assim, você precisa entender que é um risco continuar com uma bateria que passe desse período. É recomendável trocar por uma nova.

bateria arriada

Não realizar a manutenção do alternador

A manutenção no alternador é uma das causas mais comuns da bateria arriada. Além do mais, em relação a esse problemas, você deve saber que o reparo do alternador é um dos reparos mais caros para se fazer.

Por esse motivo, é essencial analisar o funcionamento do seu carro. Se o seu veículo morrer ou desligar enquanto você o dirige, procure um mecânico porque pode ser um problema no alternador.

Como resolver o problema da bateria descarregada

Todo motorista já enfrentou imprevistos com bateria descarregada. No entanto, algumas pessoas entram em desespero em momentos como esse. Principalmente se for em um local longe de casa.

Logo, se você passar por uma situação como essa com seu carro, é importante manter a calma e entender como solucionar o problema. Diante disso, confira algumas dicas que a Foco tem para você.

Uma solução momentânea: fazer o carro “pegar no tranco”

Realizar os passos para o carro pegar no tranco é uma alternativa momentânea que pode tirar você do momento de sufoco. Entretanto, é necessário realizar da forma correta.
Primeira coisa que você deve fazer é virar a chave sem ligar o motor, colocar o carro em ponto morto e soltar o freio de mão.

Depois disso coloque o engate na segunda marcha , solte a embreagem com calma, ligue o motor e acelere o carro junto. Lembre-se, você não precisa acelerar demais, pois pode afogar o motor.

Se o motor pegar, pare o carro em ponto morto e continue a aceleração até sentir que o motor está com um bom funcionamento.

A solução permanente: chame um especialista

Caso você não entenda nada sobre carro, mantenha calma e chame um especialista para auxiliar nessa situação imprevista. Um mecânico profissional vai encontrar uma solução correta para fazer seu veículo funcionar sem danificar o motor.

No entanto, se o carro não pegar de forma alguma, o ideal é você ligar para o reboque e levar o carro até uma oficina da sua confiança.

Realizar a famosa “chupeta” é recomendável?

Muitos motoristas que passam por situações de bateria arriada procuram solucionar o problema com a famosa chupeta.

Porém, essa prática não é recomendável porque a carga depositada pode provocar curto circuito no sistema eletrônico do veículo. Com isso, você corre o risco de danificar o seu carro com a explosão da bateria.

Assim, o gasto que você teria com a troca da bateria seria maior para o seu bolso, pois uma explosão da bateria pode comprometer o motor do seu carro.

bateria arriada

Informações importantes sobre a bateria do seu carro: tempo de útil de vida e o preço de uma bateria nova

Geralmente, as baterias possuem uma vida útil de em média 2 anos a 3 anos e meio. Entretanto, isso depende das condições de uso do seu veículo.

Logo, se você deseja comprar uma bateria nova, é essencial você saber que o valor de uma bateria nova fica aproximadamente entre R$400 e R$500. Porém, vale lembrar que o preço pode variar de acordo com o modelo e particularidades do carro. 

Conclusão

Como você pode acompanhar, bateria arriada é um problema que todo motorista pode enfrentar. Por isso, é necessário estar preparado para essas situações de imprevistos como essa.

Entretanto, se você não quiser passar por transtornos como esse, venha conhecer a frota de carros da Foco.

Com a Foco você terá segurança e tranquilidade para alugar o veículo que atenda às suas necessidades. Sendo assim, acesse o site para conhecer todos os modelos disponíveis.

Venha fazer a sua reserva de carros na Foco e fique por dentro de todas as nossas ofertas exclusivas. E caso você queira ler mais artigos como esse, confira o Blog da Foco.

Posts relacionados: