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31 de Janeiro de 2023 por Vitor Alves

Alinhamento e balanceamento: saiba o que é e quando fazer

Alinhamento e balanceamento: saiba o que é e quando fazer

Para evitar confusão, é importante entender a diferença entre balanceamento e alinhamento. Isso porque ambos são fundamentais para garantir a dirigibilidade e segurança do veículo, mas cada um tem um propósito distinto.

Sendo assim, preparamos este conteúdo completo explicando a importância de estar com cada um dos procedimentos em dia. Além disso, você vai conferir quando eles são necessários e entender um pouco melhor como eles são feitos.

Dessa forma, ao contratar um serviço de aluguel de carros, na compra de um automóvel usado ou no seu próprio dia a dia, você saberá como conferir o estado dos pneus da forma correta. Boa leitura!

O que é alinhamento e balanceamento das rodas?

Alinhamento, ou paralelismo do eixo, consiste em ajustar o ângulo das rodas de acordo com as especificações do fabricante do veículo. Por outro lado, o balanceamento garante uma rotação suave e sem vibrações desnecessárias. 

Portanto, o alinhamento visa alinhar as rodas com a geometria de suspensão recomendada para melhor segurança e desgaste equilibrado dos pneus. 

Por outro lado, o balanceamento corrige eventuais desequilíbrios de massa nas rodas ou pneus, resultantes de concentrações desiguais de material durante sua fabricação. 

Então, se uma roda estiver desequilibrada, ela não girará de maneira uniforme e, em altas velocidades, pode causar trepidação na direção.

Alinhamento

O alinhamento, também conhecido como geometria de suspensão, corrige a posição das rodas e garante que elas estejam adequadamente alinhadas para garantir uma condução segura.

Então, o objetivo é fazer com que a banda de rodagem esteja em contato com o solo da forma adequada, evitando uma relação de atritos incorreta.

Além disso, fatores como desgaste nos componentes, substituição de peças e impactos com buracos podem afetar o alinhamento, levando a uma desgaste excessivo dos pneus e a desequilíbrios no veículo.

Sendo assim, desvios excessivos e trancos prejudicam as bordas dos pneus e o veículo passa a “puxar” muito para um dos lados, ficando, assim, desalinhado.

Balanceamento

Quando os pneus estão desequilibrados, a trepidação é transferida para o volante, causando incômodo ao motorista e aumentando a chance de desgaste prematuro em outros componentes do veículo.

Portanto, o balanceamento garante a diminuição dessas vibrações excessivas e prolonga a vida útil desses e outros componentes do carro.

Por que fazer alinhamento e balanceamento?

Realizar o alinhamento e balanceamento no seu veículo traz diversas vantagens à sua condução e preserva diversos componentes essenciais. 

Portanto, estar com esses procedimentos em dia é fundamental para manter a segurança e a boa performance do carro.

Sendo assim, confira as principais vantagens de fazer essas manutenções!

Maior durabilidade dos pneus

O desalinhamento dos pneus aumenta o desgaste devido à sobrecarga de trabalho. Portanto, o alinhamento permite que a pressão do peso do motor seja equilibrada, prolongando a vida útil dos pneus.

Isso porque a falta de alinhamento leva a uma distribuição desigual do peso, causando desgaste acelerado em um dos lados. Consequentemente, diminui-se a vida útil dos pneus, o que pode resultar em furos ou perda de frisos.

Além disso, é importante manter a calibragem em dia e realizar rodízio das rodas para conseguir uma durabilidade ainda maior.

Aumenta a vida útil da suspensão

O alinhamento evita sobrecarregar a suspensão do veículo, garantindo mais conforto durante a condução. 

Afinal, uma má distribuição do peso não só afeta as rodas e pneus, mas pode causar desgaste irregular em molas, amortecedores e outros componentes, reduzindo sua vida útil e aumentando os custos de manutenção.

Portanto, a falta de alinhamento adequado pode, ao longo do tempo, resultar em problemas em diversas partes do veículo.

Mais segurança

alinhamento e balanceamento

Um carro com problemas de alinhamento e suspensão pode ter uma dirigibilidade comprometida, pois o posicionamento do volante pode não corresponder à direção das rodas, e o desequilíbrio pode tornar o veículo menos estável. 

Então, há grandes chances disso representar riscos em estradas, especialmente em altas velocidades ou em condições ruins de asfalto. 

Também é importante ressaltar que a percepção e a capacidade de resposta do motorista em situações imprevistas são significativamente prejudicadas quando o alinhamento e o balanceamento estão em más condições. 

Portanto, alinhar corretamente o veículo minimiza as vibrações, torna a condução mais fácil e protege os ocupantes de acidentes causados por problemas de alinhamento e suspensão.

Economia de combustível

Um carro alinhado e balanceado proporciona uma direção mais suave, o que ajuda a poupar o combustível e a preservar o mecanismo do carro. 

Isso porque, realizando menos esforço, o veículo consome menos combustível e, assim, o motorista tem a vantagem de gastar menos dinheiro na gasolina. 

Além disso, os componentes da direção e da suspensão têm uma vida útil prolongada, o que significa que eles precisarão de menos manutenção, resultando em uma economia adicional. 

Em resumo, manter o alinhamento e balanceamento em dia é uma escolha sensata, tanto para a segurança dos ocupantes quanto para o bolso do motorista.

Mais conforto

O conforto e a tranquilidade do motorista são impactados positivamente pelo alinhamento e balanceamento, o que leva a uma direção mais segura e menos cansativa. 

Então, com um carro bem alinhado, o motorista não precisa fazer tanto esforço para manter o veículo na pista e não é afetado por trepidações e outros problemas de dirigibilidade. Isso faz com que a viagem seja muito mais agradável e com menos chances de acidentes.

Como fazer alinhamento e balanceamento?

O alinhamento e o balanceamento são realizados com precisão usando equipamentos especializados.

Então, para alinhar as rodas, elas são inspecionadas para verificar se estão convergindo ou divergindo, e ajustes são feitos se necessário. 

Por outro lado, para o balanceamento, contrapesos são adicionados para garantir uma distribuição uniforme de carga. 

Mas em ambos os casos, se as rodas estiverem tortas ou envergadas, é necessário consertá-las antes dos procedimentos.

Sendo assim, entenda melhor cada procedimento a seguir!

Etapas do alinhamento

Antes de corrigir o alinhamento das rodas do carro, verifica-se o ângulo de cambagem, cáster e convergência/divergência.

Portanto, a cambagem é a inclinação das rodas em relação a linha perpendicular ao solo. O cáster, por sua vez, é o ângulo formado entre o centro da roda e o ponto de fixação do amortecedor na carroceria.

 

  • Cáster neutro: fixação do amortecedor alinhado perfeitamente com o centro da roda;
  • Cáster positivo: amortecedor fixado um pouco mais atrás em relação ao centro da roda;

 

  • Por fim, cáster negativo: amortecedor fixado mais à frente em relação ao centro da roda.

Por fim, avalia-se a convergência e a divergência, que se referem à direção dos pneus em relação à frente do carro.

Sendo assim, a convergência ocorre quando as rodas dianteiras apontam para o centro do carro e podem causar desgaste excessivo nas bordas externas dos pneus.

Já a divergência é quando as rodas dianteiras apontam para fora em relação ao centro do carro, o que pode resultar em desgaste excessivo nas partes internas dos pneus.

foto ilustrativa alinhamento e balanceamento

Etapas do balanceamento

Ao contrário do alinhamento, que é feito com as rodas montadas no veículo, o balanceamento é realizado com o conjunto de rodas e pneus desmontados.

Além disso, há dois tipos de balanceamento: estático e dinâmico. 

No balanceamento estático, o conjunto é mantido imóvel, enquanto no balanceamento dinâmico as rodas são giradas em um equipamento específico, que indica onde e quantos pesos colocar para equilibrá-las.

alinhamento e balanceamento
Quando fazer alinhamento e balanceamento das rodas?

Na maioria dos casos, recomenda-se fazer alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros rodados. Mas em caso de dúvidas, sempre consulte o manual do veículo para confirmar. 

Também é importante lembrar que ambos os serviços precisam ser feitos nas 4 rodas, não sendo possível alinhar ou balancear apenas uma delas.

Além disso, é necessário realizar o alinhamento e balanceamento nas rodas novas, sempre que você precisar trocá-las.

Quais são os principais sinais de alerta?

O principal sinal de problema com o balanceamento é a trepidação no volante, que aumenta juntamente com a aceleração, principalmente em velocidades acima de 50 km/h. 

E se você escutar barulhos vindos da carroceria, esse também pode ser um indicativo de problemas nas rodas traseiras.

Já para conferir o estado do seu alinhamento, procure uma rua e faça o seguinte teste: a aproximadamente 20km/h, solte levemente o volante e repare se o veículo seguirá em linha reta. Se estiver puxando para um dos lados, você terá que fazer os reparos.

Além disso, outras situações também podem demandar revisão do alinhamento e balanceamento. Por exemplo:

  • Troca ou reparação de pneus;
  • Defeito em um dos pesos do balanceamento;
  • Substituição de algum componente da suspensão;
  • Sinais de desgastes irregulares nos pneus;
  • Batidas ou passagens por buracos.

Itens importantes que garantem a segurança dos pneus

Além de manter o alinhamento e balanceamento atualizados, você pode tomar outras atitudes que contribuirão para o aumento da vida útil dos seus pneus. Confira as dicas a seguir!

Faça rodízio das rodas

Trocar os pneus de posição de tempos em tempos é uma boa prática para que eles se desgastem de forma equilibrada, aumentando sua durabilidade. 

Além disso, rodar os pneus da frente para trás e vice-versa é uma forma de distribuir a carga de forma mais equilibrada. 

Mas é importante lembrar de seguir as recomendações do manual do veículo, pois cada modelo pode ter suas especificidades.

Confira uma boa forma de realizar o rodízio em carros de tração dianteira:

  1. Coloque a roda traseira esquerda no lugar da dianteira direita;
  2. Faça o mesmo processo do lado oposto;
  3. Por fim, coloque a roda que estava na dianteira esquerda na traseira esquerda e a dianteira direita na traseira direita.

E em carros de tração traseira, tem-se a seguinte recomendação:

  1. Colocar a roda dianteira direita na traseira esquerda;
  2. Realizar o mesmo processo do lado oposto;
  3. Colocar a roda que estava na traseira direita na dianteira direita e o mesmo com o lado esquerdo.

Mantenha os pneus calibrados

alinhamento e balanceamento

É importante calibrar os pneus regularmente para garantir a segurança do veículo e melhorar o desempenho do veículo, bem como a eficiência de combustível e a vida útil de diversos componentes. 

Sendo assim, recomenda-se checar a pressão dos pneus a cada 15 dias ou, pelo menos, uma vez por mês e sempre antes de uma longa viagem. 

Além disso, é interessante realizar o procedimento com o veículo frio, ou seja, em um posto bem perto da sua casa. 

Também é fundamental seguir as recomendações de pressão dos pneus indicadas pelo fabricante do veículo, que geralmente podem ser encontradas no manual do proprietário ou na porta do motorista.

Afinal, rodar com os pneus pouco cheios é ruim, mas colocar uma pressão acima do recomendado também causa diversos problemas, incluindo a possibilidade deles estourarem.

Troque os pneus no prazo correto

Mesmo que você mantenha os pneus bem cuidados, eles têm um tempo de vida limitado. Portanto, fique atento à data da troca, ok? 

De forma geral, eles duram em média 5 anos. Mas caso você tenha dúvidas sobre a data de fabricação, verifique a numeração ao lado da sigla DOT na lateral do pneu.

Além disso, também é interessante substituí-los a cada 35 ou 45 mil quilômetros, embora esse prazo possa variar de acordo com o uso mais agressivo ou não.

Então, se os sulcos tiverem menos de 1,6 mm, o pneu é considerado careca e isso compromete a segurança e pode resultar em multas. Depois desse prazo, a borracha começa a deteriorar e precisa ser trocada.

Agora que você já sabe o que é alinhamento e balanceamento, conheça a Foco

O alinhamento e balanceamento são etapas de manutenção essenciais em qualquer carro, seja para uso profissional, como táxis e serviços de aplicativos, ou para o uso normal do dia a dia.

Por isso, a Foco faz questão de oferecer uma frota de carros constantemente revisados, até os mínimos detalhes. Dessa forma, você pode alugar um veículo com a garantia dele estar em perfeitas condições de uso.

Assim, você tem a certeza de que fará uma viagem ou passeio tranquilos, sem que o carro apresente trepidações no volante, desgaste irregular nos pneus, direção desalinhada e com todos os componentes funcionando como deve ser.

Portanto, faça a sua reserva de carros na Foco e tenha toda a mobilidade necessária para aproveitar momentos especiais da sua vida.

E para continuar conferindo dicas para fazer uma viagem segura, acompanhe o Blog da Foco!

Tags:

  • alinhamento
  • balanceamento
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  • rodas

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