Aeroporto de Natal: conheça o terminal da capital do Rio Grande do Norte
O Aeroporto de Natal é uma das portas de entrada da capital do Rio Grande do Norte, muito conhecida por suas belas praias. Além disso, o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves é um dos principais terminais aéreos do Brasil.
Localizado em São Gonçalo do Amarante, região da Grande Natal, o terminal fica a 26 quilômetros do centro da capital e a 36 quilômetros da Praia de Ponta Negra, região de grande concentração de hotéis.
O aeroporto foi o primeiro a ser privatizado no Brasil e sua estrutura é a segunda melhor do país, de acordo com um levantamento feito pelo Ministério dos Transportes, em 2018. Portanto, se você pretende viajar a Natal e conhecer suas belas paisagens, dependendo de onde virá, há grande probabilidade de visitar o Aeroporto de Natal e conhecer seus serviços.
Neste post, separamos os principais serviços e mais detalhes sobre este terminal, como sua história, estrutura e informações úteis.
Aeroporto de Natal: sua história
O Aeroporto Internacional de Natal — Governador Aluízio Alves, nome em homenagem a Aluízio Alves, um dos principais políticos no Rio Grande do Norte, foi inaugurado em 31 de maio de 2014.
Seu projeto nasceu com a intenção de separar a aviação civil, da militar, no Rio Grande do Norte, já que o antigo aeroporto ficava na Base Aérea Militar. Então, a partir de 1996, começou o planejamento, mas as obras em si começaram somente em 2009, após um termo assinado entre a Infraero e o Exército Brasileiro.
Em 2014, as obras receberam uma Matriz de Responsabilidades da Copa do Mundo, que possibilitou a maior celeridade de seu andamento. Assim, foram concluídas antes da realização do torneio no Brasil. O primeiro pouso realizado no Aeroporto de Natal foi de um avião da LATAM Airlines Brasil. O aeroporto tem capacidade para receber voos nacionais e internacionais, como os da companhia TAP Portugal.
E desde 2016, o Aeroporto de Natal se tornou o maior terminal aéreo internacional exportador do Nordeste brasileiro. Tendo entre junho de 2015 e julho de 2016 exportado mais de 5.800 toneladas de cargas.
Assim, conquistou o lugar de um dos principais aeroportos do Nordeste e do Brasil, com uma área total de 40 mil metros quadrados e grande capacidade de operações de passageiros e cargas. Além disso, o Aeroporto de Natal se destaca por:
- ser o primeiro terminal aéreo brasileiro concedido à iniciativa privada
- ter a maior exportação de cargas do Nordeste
- sua pista é a de maior capacidade do Nordeste
Serviços do Aeroporto de Natal
Foto de: https://revistanordeste.com.br/
O Aeroporto de Natal tem capacidade para receber cerca de 6 milhões de passageiros por ano, com 8 pontos de embarque. Diariamente saem e chegam voos nacionais e internacionais no terminal. Em 2018, o aeroporto da capital do Rio Grande do Norte teve mais de 19 mil pousos e decolagens.
A área total do Aeroporto de Natal é de 18 mil m². Destes, mais de 4 mil m² são de área construída. A estrutura possui uma instalação moderna, com tecnologia de ponta e pode processar cargas de diversas naturezas.
E os passageiros contam com diversos serviços, oferecidos para um melhor atendimento e comodidade enquanto aguardam os voos. Entre os principais serviços oferecidos estão:
- setor de informações;
- guarda-volumes;
- estacionamentos;
- caixas eletrônicos;
- salas vip;
- fraldários;
- setor de achados e perdidos;
- lojas;
- restaurantes e lanchonetes;
- acesso à internet wi-fi.
- farmácias;
Somado a isso, a sua estrutura permite ainda que o passageiro possa tranquilamente passar a noite no Aeroporto de Natal.
Onde fica o Aeroporto de Natal
O terminal funciona diariamente, diuturnamente, inclusive com as suas lojas e setores de serviços. Contudo, por causa da pandemia de Covid-19, os locais cumprem medidas restritivas para conter o contágio da doença.
Os passageiros que estiverem com dúvidas, podem ligar para os seguinte telefones de atendimento:
- (84) 3343-6060
O terminal fica na Av. Dr. Ruy Pereira dos Santos, 3100 - Aeroporto, São Gonçalo do Amarante (RN), no CEP 59290-000. A distância do local até o centro da cidade de Natal é de 26 quilômetros - aproximadamente 40 minutos de carro.
Belezas de Natal
Quem chega ao Aeroporto de Natal e vai conhecer a capital do Rio Grande do Norte, encontra uma das mais belas e importantes cidades nordestinas. Também conhecida como a "Cidade do Sol", há ao seu redor praias famosas como as de Pipa, Ponta Negra e dos Artistas.
A população potiguar, nome dado a quem nasce nesta terra, tem 880 mil pessoas, somando 25% da população do estado. Os pontos turísticos de Natal mais famosos e visitados são:
- Fortaleza dos Reis Magos;
- Morro do Careca;
- Ponte Newton Navarro (Ponte Estaiada).
E claro que as praias são o principal atrativo para curtir Natal. As mais buscadas pelos turistas são:
- Ponta Negra;
- Genipabu;
- Pipa;
- Redinha;
- Camurupim;
- São Miguel do Gostoso;
- Cotovelo;
- Castelo Zé dos Montes;
- Praia dos Artistas;
- Dunas do Rosado
Como chegar no Centro de Natal a partir do Aeroporto
Se você vai a Natal, mas tem dúvidas sobre quais as formas de deslocamentos para sair do aeroporto de Natal até a região central, então leia este tópico.
Além dos táxis e carros de aplicativos que podem sair direto do terminal, no aeroporto existem outras alternativas de deslocamento. Porém, o aluguel de um carro, como o da Foco por exemplo, é uma alternativa mais barata para sair do aeroporto até o centro de Natal. Uma diária é mais barata do que o transfer ou a corrida de um táxi.
Inclusive, na loja da Foco no Aeroporto de Natal o passageiro consegue alugar um veículo e assim sair com mais conforto e segurança do terminal aéreo. Portanto não deixe de alugar um carro com a Foco Aluguel de Carros. Com 18 anos de atuação no mercado, oferecendo a melhor experiência aos viajantes de todo o país.
Nossos preços são acessíveis para garantir que todos possam viajar com as melhores opções de veículos. Conheça o nosso site.