BLOG

22 de Julho por Vitor Alves

Aeroporto de Belo Horizonte: conheça um dos maiores terminais do Brasil

Aeroporto de Belo Horizonte: conheça um dos maiores terminais do Brasil

O Aeroporto de Belo Horizonte - Confins - Tancredo Neves é o principal terminal aéreo do estado de Minas Gerais. Com voos domésticos e internacionais, é um dos maiores do Brasil, sendo o quinto mais movimentado. 

Também conhecido como BH Airport, o aeroporto está localizado na cidade de Confins, que fica na região metropolitana de Belo Horizonte — cerca de 36 km do centro da capital mineira.

Ambos os nomes, Confins e Tancredo Neves, são válidos para o aeroporto. O primeiro remete ao município onde ele está localizado. Já o segundo é uma homenagem ao ex-presidente mineiro, natural de São João del Rei. 

Confira neste post mais detalhes sobre ele, como:  sua história, curiosidades e informações úteis para você curtir ainda mais a sua viagem! Boa leitura!

 foco aluguel de carros

História do Aeroporto de Belo Horizonte

Por muitos anos, antes do Aeroporto de Belo Horizonte Tancredo Neves iniciar as operações, o Aeroporto da Pampulha, localizado na capital, era o oficial. Mas com o crescimento da cidade, o seu uso foi cada vez mais inviabilizado e assim iniciou-se a construção de um novo aeroporto, com maior capacidade. 

O então distrito de Confins, na cidade de Lagoa Santa, foi o local escolhido para abrigar o novo terminal. O projeto iniciou na década de 80 com a construção de duas pistas de cerca de 3000 metros e quatro terminais de passageiros. O Aeroporto de Belo Horizonte, em Confins, foi inaugurado em janeiro de 1984 e o primeiro avião a fazer um voo regular foi um 737-200 da VASP.

A partir de 1993, diversos voos internacionais iniciaram as operações a partir Aeroporto de Confins. Os anos a partir de  2010 foram marcados por grandes expansões no aeroporto, especialmente por Belo Horizonte ser uma das cidades sedes da Copa do Mundo de 2014. 

O que tem no Aeroporto de Belo Horizonte

telefones uteis aeroporto de belo horizonte
Foto de revistaencontro.com.br

Com capacidade para 22 milhões de passageiros por ano, o Aeroporto de Belo Horizonte conta com uma grande estrutura, tendo uma área de 132 mil metros quadrados. 

No local, o passageiro pode contar com diversos serviços, como: 

  • setor de achados e perdidos;
  • setor de informações
  • caixas eletrônicos;
  • acesso à internet wi-fi. 
  • estacionamentos;
  • lojas;
  • farmácias;
  • restaurantes e lanchonetes;
  • salas vip;
  • fraldários.

Curiosidades

Você sabia que o Aeroporto de Belo Horizonte é considerado o aeroporto mais pontual do Brasil? Além disso, ele ocupa o quarto lugar mundial, de acordo com a OAG, empresa de inteligência especialista em analisar o transporte aéreo em todo o mundo.

Além disso, o Aeroporto de Confins também apresenta outras curiosidades. Acompanhe abaixo algumas que separamos. 

Comida mineira

Não é segredo que a culinária de Minas Gerais é uma das mais apreciadas do país. Por isso, o Aeroporto de Belo Horizonte conta com várias lojas especializadas na gastronomia, vendendo produtos como o queijo, doce de leite, goiabada, além dos temperos típicos da região. Ah! Não passe por lá sem experimentar o tradicional pão de queijo mineiro. 

Reconhecimento internacional

No ano de 2017, o Aeroporto de Belo Horizonte recebeu o prêmio ASQ, que avalia a prestação de serviços de aeroportos do mundo. O terminal foi o único da América Latina a receber esse reconhecimento. 

Internet grátis

O serviço de Wi-fi gratuito está disponível para todos os passageiros no Aeroporto de Belo Horizonte. Para usá-lo não é preciso fazer cadastro, somente se conectar à rede BH Airport. 

Aviões de brinquedo

As crianças têm um espaço de grande diversão, na área de check-in no Aeroporto de Belo Horizonte. Trata-se do acesso a três aviões de brinquedo, em tamanho gigante. Ele é equipado com painéis, simulando uma verdadeira aeronave.

Informações úteis sobre o Aeroporto de Belo Horizonte

história do aeroporto de belo horizonte

O Aeroporto de Belo Horizonte funciona dia e noite, incluindo as suas lojas e demais setores de serviços. Contudo, devido à pandemia de Covid-19, os locais cumprem medidas restritivas para conter o contágio da doença. 

Os passageiros que estiverem com dúvidas, podem ligar para os seguinte telefones de atendimento:

  • Call Center: 0800-037-1547
  • Administração: BH Airport:  (31) 3689.6800
  • Estacionamento: (31) 3689.2758
  • Achados e perdidos:  (31) 3689.2089

O terminal fica na rodovia MG 10, Km 3, Confins (MG), no CEP  33500-900. A distância do local até o centro da cidade de Belo Horizonte é de 38 quilômetros. 

Como chegar no Centro de BH a partir do Aeroporto

foco aluguel de carros

O aluguel de carro, incluindo a Foco, surge como uma opção mais barata para sair do aeroporto até o centro de Belo Horizonte. Uma diária é mais barata do que o transfer ou a corrida de um táxi. Sem contar o conforto de ter um carro à sua disposição. 

Inclusive, a loja da Foco no Aeroporto de Confins permite mais comodidade, porque sem burocracia, o passageiro consegue alugar um veículo e assim sair com mais conforto e segurança do Aeroporto de Belo Horizonte. 

Portanto, se você vai a Belo Horizonte e quiser aproveitar melhor a sua estadia em terras mineiras, não deixe de alugar um carro com a Foco Aluguel de CarrosCom 18 anos de atuação no mercado de Belo Horizonte, oferecendo a melhor experiência aos viajantes de todo o país. Nossos preços são acessíveis para garantir que todos possam viajar com as melhores opções de veículos. 

Agora, aproveite para conhecer o nosso site e fazer a sua reserva se estiver saindo do Aeroporto de Belo Horizonte! 

 

Posts relacionados: