Pontos turísticos de Salvador: dicas de passeios para fazer na cidade
É impossível pensar nos pontos turísticos de Salvador sem se deparar com praias incríveis, uma gastronomia única e muita cultura e história para se conhecer. Isso porque a capital baiana é repleta de atrações para os mais diferentes gostos e preferências.
Por isso, a Foco preparou esse guia completíssimo para te apresentar os principais pontos turísticos de Salvador e saber o que encontrar em cada um. Aproveite e confira as opções de aluguel de carros para aquele passeio imperdível em cada ponto da cidade!
Afinal, qual a melhor época do ano para conhecer Salvador?
É só citar Salvador que a maioria das pessoas pensa em conhecer a cidade durante o Carnaval. Afinal, é a época do ano em que se curte tudo por lá em sua plenitude e com a agitação e receptividade únicas do povo baiano.
Porém, a viagem ideal irá depender do tipo de turismo que você pretende fazer. Além disso, para conhecer os pontos turísticos de Salvador, pode ser que em meses mais tranquilos ou sem festividades seja uma boa opção.
Um ponto de atenção na escolha da data é apenas com os meses de abril e maio, uma vez que costuma chover com frequência e isso pode atrapalhar alguns passeios. Por outro lado, do fim de novembro até março, é alta temporada e faz sol o dia todo.
Quantos dias ficar em Salvador?
Essa pergunta também irá depender da intenção do turista. Ou seja, sem considerar eventos como o Carnaval, é preciso antes entender se você busca conhecer os principais pontos turísticos de Salvador, curtir apenas as praias ou fazer uma imersão completa na cidade.
De toda forma, o interessante é que, em uma primeira viagem, você tenha, no mínimo, três dias completos por lá. Isso porque são muitos museus, igrejas, casarios coloniais que merecem a visitação.
Além disso, o ideal é reservar um dia inteiro para visitar o Pelourinho, já que há atrações gastronômicas e culturais que acontecem apenas à noite. Em outras palavras, o ideal é visitá-lo durante o dia e retornar ao anoitecer, para conhecer a comida e música tipicamente baiana.
Como chegar em Salvador
A principal porta de entrada para conhecer os pontos turísticos de Salvador é o Aeroporto Internacional (SSA). Ele é um dos mais movimentados de todo o país e recebe voos das principais capitais e cidades brasileiras.
De lá até a região central da cidade, são apenas 25km, que podem ser feitos de ônibus, através de aplicativos ou alugando um carro.
Aliás, essa última opção é a melhor forma de não se preocupar com o deslocamento dentro de Salvador. Isso porque algumas atrações podem não ser tão próximas e você precise, por exemplo, se deslocar entre a parte alta e baixa da cidade.
Caso você pretenda chegar a Salvador de carro, o acesso da região sudeste se dá pela BR-116, a maior rodovia do Brasil. Por sua vez, quem vem da região nordeste trafega pela BR-101, que liga a capital baiana a Aracaju, no estado de Sergipe.
10 Pontos turísticos de Salvador que você não pode deixar de visitar
Após entender como chegar e os principais pontos de atenção antes de embarcar para Salvador, é hora de conhecer os pontos turísticos da cidade que devem estar no seu roteiro.
As informações aqui consideram os sites oficiais e estão atualizadas para o mês de novembro de 2022.
1 - Basílica Senhor do Bonfim
A primeira dica dos pontos turísticos de Salvador começa por uma igreja que fica a 8 km da área central da cidade. Mas sua importância é enorme para compreender toda a multiplicidade cultural, religiosa e histórica da cidade.
A Basílica do Senhor do Bonfim é referência em Salvador quando o assunto é sincretismo religioso. Ou seja, por ali se unem duas fés diferentes, mas com o mesmo objetivo.
Enquanto o Catolicismo reverencia o santo que dá nome à basílica, o Candomblé faz do local um espaço para Oxalá. E ambos os fiéis convivem harmoniosamente em diferentes épocas do ano.
São de lá as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim, que inclusive ornamentam toda a lateral do templo religioso. A crença diz que você pode amarrá-las no punho, tornozelos ou na grade da igreja e quando ela se arrebentar, 3 desejos serão realizados.
2 - Ponta do Humaitá
Próxima da Basílica do Senhor do Bonfim e vizinha à praia da Boa Viagem está a Ponta do Humaitá. E da mesma forma que acontece nas pedras do Arpoador, no Rio de Janeiro, é um local excelente para quem não dispensa um belo pôr do sol em uma das melhores praias de Salvador.
O ideal é chegar entre 16h e 17h. Além disso, é possível visitar em seus arredores um charmoso farol, o Museu da Armaria, o Mosteiro de Nossa Senhora e a fortaleza de Monte Serrat. Todos funcionam de 9h às 17h, diariamente, exceto às segundas-feiras.
3 - Pelourinho: um complexo de pontos turísticos de Salvador
O terceiro nome da nossa lista não é apenas um dos pontos turísticos de Salvador mais visitados. Ele trata de um complexo de casarios, igrejas, museus e monumentos que o transformam em uma atração à parte.
Aliás, fica aqui uma observação: o pelourinho é a área de Salvador que, se houver tempo disponível, merece ser conhecido em diversos horários do dia. Afinal, ele não apenas conta a história da cidade como oferece até mesmo centros culturais para os apaixonados por cultura.
Alguns dos destaques no Pelourinho são:
- Largo do Pelourinho: onde há vários cafés, lojinhas, bares e restaurantes para curtir aquela pausa no passeio;
- Fundação Casa de Jorge Amado: com um acervo dedicado ao famosos escritor baiano;
- Casa do Carnaval da Bahia: um espaço cultural que conta a história da folia pelas vielas do pelourinho através dos anos;
- Monumento da Cruz Caída: homenageia a antiga Igreja da Sé do Pelourinho, demolida em 1933;
- Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos: a mais rica em ouro de todo o Brasil.
4 - Elevador Lacerda e Mercado Modelo
Aqui são 2 pontos turísticos de Salvador, mas aparecem juntos na lista pelo fato de um dar acesso ao outro. No caso, o Elevador Lacerda é, literalmente, um meio de transporte que permite chegar do Pelourinho à parte baixa da capital.
Contudo, não espere um elevador panorâmico com foco no turismo. Isso porque ele funciona como transporte público. Mas do alto dele, é possível apreciar toda a orla da Baía de Todos os Santos e tirar aquelas fotos incríveis com o mar ao fundo.
Ao descer o Elevador Lacerda, você estará na Praça Tomé de Souza, onde se encontra o Mercado Modelo. Nele, você encontrará lojas de souvenirs e lembrancinhas, além de muito artesanato e decoração com aquele toque típico da Bahia.
Clique aqui e conheça o roteiro da Estrada do Coco partindo de Salvador
5 - Cidade da Música da Bahia
Com uma simpática e minúscula entrada - se comparado à imponência do prédio de azulejos azuis e brancos - temos ao lado do Mercado Modelo, a Cidade da Música. Na verdade, ela é um museu dedicado ao audiovisual.
Por isso, você irá encontrar nele 3 andares que contam de forma interativa e lúdica o passado e o presente dos principais ritmos baianos. E engana-se quem pensa que irá encontrar apenas marchinhas antigas e hits de Carnaval.
Ao lado de nomes consagrados como Caetano Veloso, Raul Seixas, Maria Bethânia e Dorival Caymmi, é possível conferir sobre canções de outros baianos de diferentes estilos, como Pitty, Olodum e Margareth Menezes.
Por fim, some a isso estilos de toda a Bahia, como o samba de roda, o samba-reggae, a embolada, o côco e tantos outros.
6 - Ilha dos Frades: um dos pontos turísticos de Salvador para quem não dispensa praia
Logo atrás do Mercado Modelo, na Praça Tomé de Souza, os turistas podem fazer um passeio de barco ou escuna até a Ilha dos Frades. Por lá, destaca-se a Ponta da Nossa Senhora de Guadalupe, um dos maiores cartões postais da região.
Por isso, a ilha é um dos pontos turísticos de Salvador que não podem ficar fora do roteiro. Saindo do Terminal Turístico Náutico, o transporte diário acontece às 9h e retorna sempre às 15h30. Ou seja, o turista tem livre entre 4 e 5 horas para curtir a praia.
E o que esperar do lugar? Um mar bastante raso, água cristalina, uma longa faixa de areia e bastante verde ao redor. Porém, mesmo com esta visão paradisíaca, há uma infraestrutura de restaurantes e bares ao longo da orla.
7 - Barra e Ondina
A próxima dica não é exatamente um dos pontos turísticos de Salvador, mas se trata do circuito mais famoso durante o Carnaval soteropolitano. Isso porque é possível apreciar, de ponta a ponta da orla, os encantos da Baía de Todos os Santos.
Ao longo de seus 4 km de extensão, o turista irá encontrar o melhor da culinária baiana, uma excelente estrutura de hotéis e pousadas, além de poder curtir a praia com tranquilidade. À noite, a orla costuma ser o point dos jovens e de quem busca agitação.
Durante o carnaval, o circuito Barra-Ondina se divide entre os trios elétricos que percorrem entre uma praia e outra. Entre os destaques, pode-se citar: Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Banda Eva, Daniela Mercury e Chiclete com Banana.
8 - Farol da Barra
E se falamos do circuito Barra-Ondina como um dos pontos turísticos de Salvador, não é possível não dedicar um tópico exclusivo para o Farol da Barra. Presente em canções baianas e um dos grandes símbolos da cidade, o farol ainda conta com um cenário lindo em seu entorno.
Além de demarcar o fim do bairro e da praia, ele é um espaço para quem busca um ambiente descontraído e belas fotos. Em seu entorno, você ainda vai encontrar diversas atividades culturais como os espaços Carybé das Artes e Pierre Verger.
9 - Casa do Rio Vermelho
Novamente, Jorge Amado. Mas desta vez, o ponto turístico é a casa onde o escritor viveu com a esposa Zélia Gattai por 40 anos. Com aquele astral bucólico e cômodos que mais parecem uma sala de exposição, é uma atração imperdível para os fãs de literatura em geral.
Uma curiosidade é que as cinzas do escritor foram jogadas no jardim de entrada da casa e funciona de 9h às 18h, diariamente.
10 - Dique do Tororó
Para terminar, temos o único manancial natural da cidade, o que transforma o local em um dos pontos turísticos de Salvador mais icônicos. O Dique fica ao lado da Arena Fonte Nova e margeia duas principais vias de acesso na cidade.
Tanto para os baianos quanto para os turistas, o local é uma alternativa para curtir a calmaria e o silêncio, com passeios de barcos e pedalinhos pelo dique.
Em 1998, o artista plástico Tatti Moreno assinou 8 esculturas que hoje compõem a beleza destas águas. Trata-se de enormes monumentos representando os orixás Oxum, Ogum, Oxóssi, Xangô, Oxalá, Iemanjá, Nanã e Iansã. A iluminação cênica deixa tudo mais belo à noite.
Conheça Salvador com a comodidade e segurança que só a Foco pode oferecer
Agora que você anotou todas as nossas dicas e sugestões e já pensa em conhecer os principais pontos turísticos de Salvador, a Foco tem uma dica extra para deixar seu passeio muito mais incrível.
A Foco possui uma loja especializada para aluguel de carros a apenas 5 minutos do Aeroporto de Salvador. Ou seja, você pode desembarcar na cidade e já ter um carro para conhecer todas as atrações com a maior comodidade.
Com veículos variados e que passam por manutenção periodicamente, é necessário ressaltar o conforto e a tranquilidade que os automóveis da Foco proporcionam para o condutor!
Então não perca tempo e aproveite a nossa Black Friday e garanta o aluguel de carro com os melhores preços.
Gostou de nossas dicas? Continue navegando no Blog da Foco para conferir outros conteúdos exclusivos.