Pneu recauchutado: vale a pena usar em seu carro?

Você já ouviu falar em pneu recauchutado? Já precisou usar alguma vez? Essa opção oferece algum risco? Há muitas dúvidas sobre o assunto e, neste post, vamos esclarecê-las!
Na hora de trocar os pneus do carro, é comum se assustar com o valor de um conjunto novo. Exatamente por isso, muitas pessoas optam por modelos usados. Porém, é preciso avaliar se isso realmente vale a pena.
Vale destacar que quem aposta no aluguel de carros não tem esse tipo de preocupação. Afinal, sai andando em um veículo novo e com a manutenção em dia.
Ainda assim, precisamos falar sobre o assunto e destacar informações importantes sobre o pneu recauchutado. Podemos começar? Faça uma boa leitura!
O que é um pneu recauchutado?
O pneu recauchutado é aquele que, como o próprio nome diz, passou por um processo de recauchutagem. Ou seja, é quando este acessório recebe um adicional de borracha no ombro e na banda de rodagem.
Esse produto garante uma nova moldagem para o pneu, recuperando sua qualidade. Todo o processo dura cerca de duas horas, sendo necessário uma temperatura alta para que aconteça a vulcanização.
Isso é fundamental para assegurar que a borracha, matéria prima para a fabricação do pneu, continue elástica. Dessa forma, é possível garantir a segurança do veículo durante o uso. Mas será que esse procedimento é permitido por lei? Vamos descobrir e seguir.
O que a lei diz sobre o uso do pneu recauchutado?
Os pneus são um item obrigatório de extrema importância para garantir tanto a segurança do veículo, quanto dos outros automóveis e pedestres que estão na estrada. Devido a esse fato, eles precisam estar em perfeitas condições, assim como a legislação exige.
Mas e no caso dos pneus recauchutados? O que diz a lei? Bom, há certas proibições nesse tipo de caso, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Isso porque, existem algumas resoluções que estabelecem normas de segurança do veículo.
As Resoluções nº 416/2012 e nº 445/2013, por exemplo, desautorizam a utilização de pneu recauchutado quando precisar ser colocado no eixo dianteiro de ônibus ou micro-ônibus. Quando se trata de veículos do tipo ciclomotores, motocicletas, triciclos e motonetas, esse tipo de processo também é proibido, de acordo com a Resolução n° 158/2004.
Já para as outras categorias de veículos, incluindo os de carga, a Resolução 558/1980 exige que tanto a palavra “reformado”, quanto a marca de quem realizou o procedimento, esteja gravada na parte mais ampla dos flancos.
Ou seja, no local onde foi realizada a reforma. Outra exigência é que, após a recauchutagem, ele tenha os marcadores de índice de desgaste (TWI).
Caso os automóveis que passaram por esse processo descumpram as normas acima, o condutor estará cometendo infração grave e deverá pagar multa de R$195,23. Além disso, como medida administrativa, será necessário a retenção do veículo para regularização.
Quais os principais problemas de rodar com um pneu em mau estado?
Mesmo que você ainda esteja em dúvida sobre colocar pneus novos ou recauchutados no seu veículo, você precisa considerar os riscos de andar com pneu em mau estado. Vamos apontar alguns desses problemas a seguir!
Derrapagem e perda de controle do veículo
Os sulcos do pneu mantidos dentro do padrão, garantem a tração adequada das rodas. Por isso, se o pneu estiver em mau estado, será mais difícil controlar o carro nas curvas, principalmente nas frenagens bruscas.
Aumento do consumo
Você sabia que o consumo de gasolina também está relacionado ao estado do pneu? A falta de balanceamento e alinhamento, afeta o pneu e pode acarretar o aumento no gasto de combustível. Além disso, fique atento à calibragem, já que com a falta desse procedimento, o veículo consome 20% a mais de gasolina.
Multa de trânsito
Os veículos que estiverem com pneus em mau estado, serão autuados por estarem com esse equipamento obrigatório em desacordo com as regras do Contran. Essa exigência está prevista no art. 230, X, do Código de Trânsito Brasileiro, cabendo multa e medida administrativa.
Afinal, vale a pena usar pneus recauchutados?
Não existe uma resposta definitiva para responder se vale a pena ou não utilizar pneu recauchutado. Isso porque, essa decisão depende de diversos fatores, como preço e disponibilidade do fornecedor para o seu tipo de carro.
Sendo assim, o melhor a se fazer é procurar por locais confiáveis e que tenham uma boa reputação na sua cidade. Dessa forma, o próprio estabelecimento dirá os pontos contra e a favor dessa alternativa.
Mas fique atento! Para que seja um vendedor de confiança, ele precisa possuir o Selo de Identificação de Conformidade, garantindo o cumprimento da regulamentação do INMETRO para os procedimentos de reparo.
Portanto, podemos dizer que, ao apresentar problema, a primeira opção é instalar pneus novos. Caso não seja possível, opte pelos recauchutados, mas procure por fornecedores confiáveis.
Com a Foco, você anda de carro novo e equipado!
Como vimos, saber se vale a pena ou não utilizar pneu recauchutado é uma decisão que só você pode fazer. Mas para isso, é necessário considerar questões financeiras, de segurança e o custo-benefício.
Contudo, se você não quer pensar nesse tipo de problema, basta alugar um carro com a gente. A Foco possui uma frota composta por veículos novos e com as revisões em dia, o que garante segurança e economia para o condutor. Venha conhecer mais sobre os nossos serviços e alugue agora mesmo o seu carro com a Foco.