Parque Nacional da Serra do Cipó: conheça essa maravilha mineira!

Você conhece o Parque Nacional da Serra do Cipó? Esse paraíso mineiro está situado a poucos quilômetros de Belo Horizonte e recebe turistas de diversos cantos, que estão em busca de um contato direto com a natureza.
Isso porque esse destino conta com muitas cachoeiras, diversas trilhas, além das suas grutas, reunidos em um belo cenário. Além disso, é possível encontrar uma fauna e flora riquíssimas, assim como uma grande variedade de pousadas encantadoras.
Nesse sentido, o parque é um convite perfeito para quem gosta de aventuras, como trekking, rapel, rafting e ciclismo. E como o local possui fácil acesso entre os seus atrativos, vale a pena usar o aluguel de carros para conhecê-lo.
Portanto, continue lendo este artigo, anote todas as nossas dicas e prepare-se para um passeio incrível. Além de informações básicas sobre como chegar até lá, e a melhor época para ir, você saberá quais as principais atrações do Parque Nacional da Serra do Cipó.
Como chegar no Parque Nacional da Serra do Cipó?
É possível chegar ao Parque Nacional da Serra do Cipó de duas maneiras. Pelo aeroporto de Confins, que fica a apenas 60km do parque, onde basta alugar um carro para poder chegar até lá. Ou, ainda, pelas rodovias MG-424 e MG-10, passando por Lagoa Santa.
Dessa forma, você chegará em uma das suas três portarias, que são: Portaria Alto Palácio, Portaria Areias e Portaria Retiro. Todas elas levam aos principais atrativos do parque. O local permanece aberto das 8h às 16h, com entrada gratuita, e o carro pode ser deixado no estacionamento.
Lembrando que o encerramento das atividades acontece às 18h. Por isso, se o seu passeio for de apenas 1 dia, a recomendação é chegar o mais cedo possível.
O que fazer no Parque Nacional da Serra do Cipó?
O Parque Nacional da Serra do Cipó é um reduto da natureza que oferece diversas atrações para todos os gostos. Isso porque agrada quem gosta de aventura, assim como quem prefere sossego e tranquilidade.
Veja os principais atrativos deste destino.
Trilha dos Escravos
A Trilha dos Escravos dá acesso à Cachoeira Véu da Noiva. O nível de dificuldade para fazer o seu trajeto é fácil, já que pode ser feito mesmo por pessoas que não tem tanta experiência com trekking.
É recomendado usar roupas leves, já que isso facilita a caminhada. Além disso, não deixe de levar uma garrafa com água, para evitar desidratação.
Explore o parque
Para explorar a Serra do Cipó, é possível fazer um passeio guiado para conhecer esse santuário da flora e fauna brasileira. Dessa forma, o turista consegue conhecer algumas das espécies características da região, como orquídeas, bromélias, canelas-de-ema e sempre-vivas.
Com uma área que totaliza 33.800 hectares, essa reserva ambiental ainda é um meio de proteção para animais que estão ameaçados de extinção. A onça pintada, o tamanduá-bandeira, e o lobo-guará são alguns deles. Contudo, agende o passeio com antecedência.
Cachoeira Véu da Noiva
A Cachoeira Véu da Noiva conta com quedas de 70 a 120 metros de altura, aproximadamente, sendo um dos atrativos mais visitados pelos turistas. Devido a sua altura, o local também é ideal para a prática de rapel.
Contudo, por estar situada em uma área particular, é preciso pagar uma taxa de R$10 reais para os campistas, e R$30 reais para quem não estiver acampado.
Cachoeira Capão dos Palmitos
Já a Cachoeira Capão dos Palmitos possui entrada gratuita para quem chega até ela por meio da portaria Areias, uma das principais do Parque Nacional Serra do Cipó. Porém, a trilha é um pouco mais extensa, durando cerca de 2 horas para percorrer os 10 quilômetros do seu trajeto.
Nesse sentido, a trilha apresenta um grau de dificuldade que vai do fácil ao moderado. Então, não se esqueça de levar uma garrafa de água e faça a caminhada sem pressa.
Cânion das Bandeirinhas
Para quem deseja tomar um banho de rio, e se deslumbrar com uma paisagem de tirar o fôlego, não pode deixar de ir até o Cânion das Bandeirinhas.
A trilha é de fácil acesso, já que é bem sinalizada. Dessa forma, durante a caminhada, é possível prestar atenção ao cenário à sua volta.
Embora seja um trajeto tranquilo, é um passeio de 24 quilômetros, isso é claro, levando em consideração a ida e a volta. Por isso, vá preparado. Mas não deixe de ter essa experiência incrível que o parque oferece.
Qual a melhor época para conhecer a região?
A melhor época para um visitante conhecer o Parque Nacional da Serra do Cipó é durante os meses de maio e setembro. Isso porque se trata de um período de seca, em que não há incidências de chuvas.
Além disso, as flores estarão mais evidentes, formando um verdadeiro jardim dentro do parque. No local ainda é realizado o Festival de Artes e Vinhos da Serra do Cipó, entre maio e junho, o que traz ainda mais agitação para o parque.
Nesse sentido, o ideal é ir até uma locadora, e escolher um modelo da sua frota de carros, para se locomover da melhor maneira entre os passeios de cachoeira. É importante dizer que entre os meses de dezembro e março, esse destino se torna perigoso.
Isso em razão de que as chuvas são constantes, havendo risco tanto no acesso, quanto nas cachoeiras e rios, já que o volume de água aumenta consideravelmente.
É possível encontrar boa culinária na Serra do Cipó?
Sim, é possível encontrar boa culinária no Parque Nacional da Serra do Cipó. Para começar, há o Mercadinho Tá Caindo Fulô, que comercializa produtos locais.
Eles são feitos a partir da produção agrícola regional e, além das refeições prontas, legumes, frutas e geleias, até pastel de angu, podem ser encontrados por lá.
A Feira Frutos da Serra, que está situada no vilarejo de São José da Serra, em Jaboticatubas, é outra opção de culinária da Serra. Seus doces caseiros e quitandas são uma atração à parte, assim como o pastel de galinha caipira e o bolinho de feijão.
Além disso, há bons restaurantes no local que fazem comida no fogão a lenha. São eles:
- Parador Nacional;
- Fogão de Lenha;
- Forno da Serra;
- Panela de Pedra;
- Pétras.
Conheça o Parque Nacional da Serra do Cipó com a Foco!
Deu para perceber que o Parque Nacional da Serra do Cipó oferece muitas atrações turísticas para todos os públicos. Porém, para conhecer todos os atrativos com segurança e comodidade, basta alugar o seu carro na Foco.
Aqui você vai encontrar o veículo ideal para o seu passeio. E o melhor: contamos com diversas ofertas de carros alugados, com os melhores preços do mercado.
Então, não perca tempo, conheça agora mesmo os nossos serviços e deixe a Foco Aluguel de Carros fazer parte do seu passeio pela Serra do Cipó. E para encontrar as melhores dicas de lugares para conhecer no Brasil, continue acompanhando o Blog da Foco.