O que é e para que serve o catalisador?

Você sabe o que é um catalisador? Essa peça é utilizada na produção de veículos há mais de 50 anos. Contudo, pode haver dúvidas em relação ao seu funcionamento e para qual objetivo ele é feito. Fato é que essa é uma peça bastante valiosa para um automóvel.
Isso porque, se trata de um componente-chave do sistema de emissões de um veículo, diminuindo a quantidade de poluição prejudicial, que sai pelo tubo de escape. Ele dura cerca de 10 anos, mas é importante verificar o seu estado, mesmo no aluguel de carros.
Por isso, se você quer saber o que é e para que serve o catalisador, este artigo é para você. Além dessas informações, daremos dicas sobre como cuidar dessa peça e fazer com que ela funcione da maneira correta no veículo.
Afinal, para que serve o catalisador?
O catalisador apareceu pela primeira vez em veículos dos EUA em 1975. Ele transforma hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio, ou seja, substâncias menos nocivas, em vapor de água e dióxido de carbono, por meio de reações químicas.
Como parte da combustão normal do combustível do veículo, as emissões são expelidas do escapamento. Em química, um catalisador é uma substância que causa ou acelera uma reação química sem ser afetada.
Os catalisadores participam das reações, mas não são reagentes, nem produtos da reação que catalisam. Projetos específicos variam entre os fabricantes dessa peça, mas normalmente se parecem com silenciadores e podem ser oblongos ou cilíndricos.
No interior, normalmente há uma peça de cerâmica revestida com vários metais preciosos, incluindo paládio, ródio e platina. Esses tipos de metais são os “catalisadores”, que criam uma reação química para converter os gases nocivos em substâncias mais seguras.
Além disso, fazem parte do sistema de escape, e estão localizados entre o motor e o silenciador, geralmente mais próximos do motor.
Qual a importância de verificar periodicamente o catalisador?
É importante verificar o catalisador porque ele pode ser acometido por alguns problemas e simplesmente parar de fazer o seu trabalho. Os catalisadores podem superaquecer quando quantidades excessivas de gás não queimado passam pelo escapamento.
Isso acontece devido a uma vela de ignição com defeito, válvula de escapamento com vazamento ou outro problema no sistema de combustível. Um sensor de oxigênio com falha também pode causar superaquecimento.
Os sensores de oxigênio monitoram a quantidade de oxigênio no escapamento, informando ao computador do motor, como ajustar a mistura ar-combustível. Quando um sensor de oxigênio para de enviar sinais, o computador fica confuso e a mistura ar-combustível pode ficar muito “rica”, o que significa que tem muito gás.
O superaquecimento pode danificar os materiais internos, reduzindo o desempenho do motor e geralmente acionando a luz do motor de verificação.
Os catalisadores também podem ficar entupidos ao longo do tempo devido ao acúmulo de carbono. O óleo e o líquido de arrefecimento do motor também podem entupir um conversor catalítico e restringir o fluxo de gases de escape.
Quando menos gás é capaz de sair do escapamento, menos ar é capaz de entrar no motor, causando aceleração lenta ou parada. Os sinais de entupimento ou dano incluem o cheiro de ovos podres ou enxofre, ou calor excessivo debaixo do veículo.
6 dicas para cuidar melhor do catalisador
Os conversores catalíticos geralmente duram pelo menos 10 anos. Muitas pessoas que mantêm seus carros por mais tempo, nunca tiveram que substituir um. Mas para aumentar a vida útil desta peça, basta tomar alguns cuidados. Quer saber quais? Veja a seguir:.
Tome cuidado na hora do abastecimento
Para evitar que o catalisador fique entupido, quando precisar abastecer, opte pelo combustível em que não há a presença de chumbo na sua composição. Não existe em perguntar o frentista. Assim você mantém o bom funcionamento do catalisador.
Dirija com cautela
Ao dirigir com cuidado, evitando passar por buracos de forma brusca, você diminui as chances de causar maiores impactos no carro. Dessa forma, é possível evitar danos estruturais no componente.
Substitua o catalisador
Se o carro apresentar qualquer problema que citamos logo acima, significa que está na hora de substituir o catalisador. Mas procure sempre um mecânico da sua confiança para realizar o serviço.
Evite estacionar o automóvel em locais com folhas secas
Como um catalisador pode chegar a uma temperatura de 400º, deixar o carro em locais com folhas secas pode causar até um princípio de incêndio devido a combustão.
Mantenha o sistema de ignição em boas condições
Manter cabos, velas e bobinas sempre em boas condições faz com que o combustível não contamine o catalisador. Por isso, cuide do sistema de ignição do veículo.
Cuide da bateria automotiva
Manter a manutenção preventiva do veículo evita problemas no catalisador, mesmo que isso não seja um problema ao alugar um carro. Contudo, cuide também da bateria automotiva, já que ela auxilia no funcionamento de diversas peças do automóvel.
O catalisador pode ser removido do automóvel?
É proibido remover o catalisador do automóvel. Existe uma teoria de que essa peça reduz a potência do veículo, e há quem acabe removendo a peça. Acontece que ao fazer isso, você estará cometendo infração grave e, além da multa, o veículo será apreendido.
Além disso, é necessário saber, principalmente alugar um veículo, que nenhum fabricante de veículos recomenda a limpeza de um catalisador. Isso vale para remover obstruções ou como manutenção preventiva, para retirar carbono e outros resíduos acumulados.
Mas como já falamos por aqui, se um diagnóstico por um técnico qualificado constatar que o catalisador está seriamente entupido ou danificado por superaquecimento, não há poção mágica que possa resolver esses problemas. O catalisador deve ser substituído.
Aqui na Foco as manutenções estão sempre em dia
Como vimos, o catalisador é um componente importante para o veículo. Isso porque é ele quem transforma os gases emitidos por ele de não nocivos para nocivos. Manter o seu bom funcionamento faz parte da manutenção preventiva.
Mas se você não quer se preocupar com esse tipo de problema, basta alugar um carro aqui na Foco. Contamos com uma frota composta por veículos novos e com as revisões em dia, o que garante segurança e economia para o condutor.
Portanto, venha conhecer mais sobre os nossos serviços e alugue agora mesmo o seu carro com a Foco.