Cachoeiras no Rio Grande do Sul: conheça 12 opções para visitar

A Serra Gaúcha é um dos destinos mais procurados pelos turistas amantes de trilhas e de cachoeiras. Por isso, algumas cachoeiras no Rio Grande do Sul são muito procuradas e atraem turistas durante todo o ano.
Para aproveitar as melhores cachoeiras no Rio Grande do Sul, uma das melhores alternativas é o aluguel de carros. Afinal, será possível não só conhecer as cidades da região como viajar entre as várias cachoeiras.
O Brasil é repleto de belezas naturais, como praias, grutas, dunas e claro, diversas cachoeiras. Estados como Minas Gerais e Rio Grande do Sul se destacam quando o assunto é quedas d’água.
Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com algumas das melhores cachoeiras no Rio Grande do Sul. Confira também a melhor época para visitar as cachoeiras e a melhor alternativa para chegar até elas.
Conheça as melhores cachoeiras no Rio Grande do Sul
Antes das dicas, separamos algumas curiosidades sobre 12 das melhores cachoeiras no Rio Grande do Sul. Cada uma com uma beleza diferente e com paisagens incríveis e ótimas para aproveitar um tempo com os amigos e familiares.
Vale destacar que nem todas as cachoeiras no Rio Grande do Sul são liberadas para o banho, seja pela falta de piscinas naturais ou pela força das quedas d’águas. Entretanto, a vista de cada uma delas já vale todo o passeio, confira!
1- Cachoeira do Salto Ventoso
A cachoeira do Salto Ventoso impressiona pela sua altura, são 55 metros de uma belíssima queda d’água. Além disso, ela possui uma cavidade, que mais lembra uma ferradura, com 200 metros de comprimento.
A queda d’água fica sobre uma gruta, o que aumenta ainda mais a beleza do lugar. Com isso, você pode tanto admirar a potência do Salto Ventoso de fora quanto de dentro da gruta.
A cachoeira do Salto Ventoso fica localizada na Linha Muller, mais precisamente no município de Farroupilha, a 12 km da cidade. Portanto, a melhor maneira de chegar até essa beleza da natureza é utilizando um carro.
2- Cachoeira dos Venâncios
A Cachoeira dos Venâncios fica próxima de Cambará do Sul. Diferente do Salto Ventoso, para chegar até a cachoeira é preciso entrar na Fazenda Cascata dos Venâncios. Com isso, é preciso seguir o cronograma de horários.
De modo geral, a visitação está aberta de segunda a sábados das 8h às 17h, enquanto no domingo funciona das 8h até as 16h30. Ao todo são 4 quedas d’água com trilhas divertidas e tranquilas para todas as idades.
A sequência das quedas d’água forma uma das paisagens mais bonitas da região sul do país, entre a primeira e última queda são 250m, com corredeiras e pequenas cachoeiras. A primeira é a mais imponente, com 140 metros de largura e 10 metros de altura.
Vale destacar que a Cachoeira dos Venâncios é um dos melhores locais para banhos e ainda conta com um espaço para camping. Ou seja, o destino ideal para os mochileiros e aventureiros.
3- Cachoeira do Passo do S
A Cachoeira do Passo do S fica localizada no Rio Tainhas, e certamente é uma das principais quedas d’água no município de Jaquirana. Além disso, para os viajantes de carro o passeio mais indicado é passar por 200 metros acima da cachoeira.
Para isso, utilize a passagem que dá nome a cachoeira, o Passo do S, sobre um lajeado dentro do leito do rio. Certamente visitar essa cachoeira será uma das melhores experiências dessa viagem cheia de aventuras.
4- Uma das melhores cachoeiras no Rio Grande do Sul é a do Caracol, em Canela
A Cascata do Caracol fica localizada no Parque Estadual do Caracol na famosa cidade de Canela, próxima a Gramado. A Cascata do Caracol, um dos principais cartões postais da Serra Gaúcha, tem 131 metros de altura e atrai vários turistas durante o ano.
Entretanto, vale destacar que é proibido se banhar na cascata, mas a vista é realmente de tirar o fôlego. Além disso, visitar o parque é um ótimo passeio para amigos e familiares aproveitarem um dia em contato direto com a natureza.
Por lá, é possível aproveitar a ótima estrutura, encontrar diversos animais e espécies de árvores. O Parque Nacional do Caracol também é conhecido pela variedade de trilhas, uma mais bonita que a outra.
Uma escadaria de 730 degraus leva os visitantes até a parte inferior da queda d’água, onde dá pra admirar a força da natureza de pertinho.
5- Cachoeira da Usina Velha
Localizada em Veranópolis a Cascata da Usina Velha é formada por uma antiga barragem do Rio Retiro. Ela conta com duas quedas longitudinais com 6 e 7 metros de altura. Por lá é possível encontrar também ruínas da primeira usina elétrica do interior do Estado.
Com isso, é um passeio pela história com uma vista surpreendente. A antiga usina foi inaugurada em 1912 e tinha o objetivo de fornecer energia à vila Alfredo Chaves.
6- Cachoeira do Garapiá
Localizada no município de Maquiné a Cachoeira do Garapiá é uma das mais famosas da região. Para chegar até ela são necessários 10km de estrada de chão e uma curta caminhada.
Embora baixa, com apenas 12 metros de altura, as águas são bem fundas, podendo chegar até 3 metros. Portanto, uma das melhores cachoeiras para os banhistas aproveitarem um banho gelado de cachoeira.
7- Cachoeira das Andorinhas
Também localizada em Cambará do Sul, a cachoeira das Andorinhas é a principal e mais bonita queda d’água do Parque Nacional de Aparados da Serra. Por lá, é possível conhecer o Cânion Itaimbezinho e suas 5 cascatas.
A cachoeira possui 170 metros de altura de queda d ́água e para chegar até ela é necessário passar pela trilha do Cotovelo. Além de da trilha, o caminho também conta alguns ótimos mirantes para admirar a beleza do cânion e tirar fotos.
8- Cachoeira Salto do Yucumã
Considerada a maior cachoeira longitudinal do mundo, visitar o Salto do Yucumã precisa estar no seu roteiro das melhores cachoeiras no Rio Grande do Sul. Ela fica na cidade de Derrubadas e conta com 1.800 metros de largura e 20 metros de altura.
Além disso, a queda d’água está na divisa com a cidade argentina, São Pedro. Por isso, é uma ótima opção para conhecer terras hermanas. De modo geral, o Salto do Yucumã está no Rio Uruguai dentro do Parque Estadual do Turvo.
9- Cachoeira do Chuvisqueiro
A cachoeira do Chuvisqueiro tem 76 metros de altura e fica no Rio Rolante, na região de Chuvisqueiro. Para chegar até a cascata é preciso pegar a rodovia RS-239 e seguir por 10km em uma estrada de terra.
Pode ter certeza que a viagem vale muito a pena, afinal se trata de uma das melhores e mais bonitas cachoeiras no Rio Grande do Sul. Além disso, o camping de Chuvisqueiro é uma ótima parada para os mochileiros e trilheiros.
10- Cachoeira do Tigre Preto
Cambará do Sul é uma das regiões com a maior concentração de cachoeiras no Rio Grande do Sul. No Parque Nacional da Serra Geral você pode encontrar o Cânion Fortaleza e a belíssima queda d’água de 250 metros de altura da Cachoeira do Tigre Preto.
O parque conta com diferentes trilhas e com diferentes níveis de dificuldade. Ou seja, qualquer pessoa e com qualquer idade pode aproveitar a vista do alto da cachoeira. A trilha até os 3 segmentos da cachoeira dura aproximadamente 20 minutos.
11- Cachoeira do Mato Fino
Localizada no município de Gravataí no distrito de Morungava, região metropolitana de Porto Alegre, a cachoeira do Mato Fino é ideal para famílias com crianças. Afinal, ela possui uma queda de 15 metros de altura e uma grande piscina natural para banho.
Essa piscina é conhecida como Prainha pelos moradores da região e também não é funda e nem conta com pedras na base. Portanto, uma cachoeira que se destaca é bem diferente das outras da região.
Um ponto importante é que ela fica localizada em uma propriedade privada, logo é cobrada uma taxa de acesso. De modo geral, ela é bem preservada e uma das mais próximas a Porto Alegre, por isso o aluguel de carro em Porto Alegre é a melhor escolha para visitação.
12- Cachoeira Amola Faca
Apesar de não ser uma das mais imponentes no quesito volume de água, a Cachoeira Amola Faca atrai diversos turistas durante o ano pelos seus penhascos. Ao todo são 241 metros de altura, o que lhe rende o título de maior queda d’água do Sul do país.
O visual tanto de baixo quando do alto do penhasco é de arrepiar. Para admirar o paredão e a fenda da cachoeira você pode visitar o platô principal do cânion. Ao lado do cânion é possível acessar uma trilha até o topo, podendo chegar bem próxima a cachoeira.
Dicas para visitar cachoeiras no Rio Grande do Sul
Agora que você já conhece algumas das principais cachoeiras no Rio Grande do Sul é possível perceber a variedade de passeios e cascatas da região, certo? Portanto, confira algumas dicas para conhecer as cachoeiras de maneira inesquecível.
Melhor época para visitar cachoeiras no Rio Grande do Sul
De modo geral, as águas das cachoeiras costumam ser geladas. Por isso, o ideal é visitar as cachoeiras no Rio Grande do Sul durante o verão, quando as temperaturas da região estão mais altas.
Entretanto, como em qualquer lugar de cachoeiras e trilhas é muito importante tomar cuidado com as condições climáticas. Portanto, evite visitar as cachoeiras em dias chuvosos e também nos dias seguintes à chuva.
Afinal, o nível da cachoeira tende a aumentar, assim como a força das quedas d’água. Além disso, as trilhas tendem a ficarem mais complicadas e com o solo encharcado, dificultando as caminhadas e aumentando os riscos de acidentes em mata fechada.
O que levar para visitar cachoeiras no Rio Grande do Sul?
De modo geral, a grande característica de visitar cachoeiras no Rio Grande do Sul ou em qualquer lugar é o profundo contato com a natureza. Por isso, é muito difícil encontrar uma boa estrutura de restaurantes e lojas por perto.
Por isso, entre os principais itens para levar as cachoeiras e suas trilhas estão comidas e bebidas. Portanto, ao preparar sua mochila não se esqueça de colocar algum sanduíche, uma fruta ou até uma barrinha de cereal e claro uma boa garrafa térmica de água.
Para manter as trilhas e as cachoeiras limpas e seguras para os turistas e animais da região é fundamental levar sacolas de lixo ou recolher o lixo nas mochilas. A preservação do meio ambiente e do habitat natural de milhares de espécies é muito importante.
Além disso, outro item muito importante para tornar as trilhas, caminhadas e mergulhos seguros é a utilização de calçados apropriados. Portanto, evite usar chinelos e tênis de solado liso, aposte calçados impermeáveis e antiderrapantes.
Levar na mochila protetor solar e repelente também é muito importante durante as visitas às cachoeiras no Rio Grande do Sul, ainda mais em trilhas com mata mais fechada. Outro item importante é a toalha de banho, para não voltar molhado e correr riscos de escorregar.
Por fim, procure levar alguns itens de primeiros socorros, como band-aid, gaze e produtos para limpar feridas. O importante é que esses itens e essas ações vão proporcionar uma ótima trilha e um ótimo mergulho para você e seus amigos ou familiares.
Cachoeiras no Rio Grande do Sul: como chegar
Como você pôde perceber as cachoeiras se estendem por diferentes partes do Rio Grande do Sul. Por isso, para proporcionar uma experiência mais completa e com mais liberdade, a melhor opção é alugar um carro.
De modo geral, um dos principais pontos de partida para as cachoeiras pelos turistas de fora do Estado é Porto Alegre. Portanto, é recomendável um aluguel de carros em Porto Alegre e traçar uma rota para aproveitar as melhores cachoeiras da região.
Outro ponto a favor do carro alugado é a possibilidade de conhecer bem mais que apenas as cachoeiras no Rio Grande do Sul, mas sim várias cidades pelo caminho. Ou seja, criar uma viagem com diferentes atividades e para toda a família.
A região Sul do país é uma das mais bonitas e conta com ótimas cidades para aproveitar o que há de melhor da cultura gaúcha. Por lá, é possível se deliciar com o delicioso churrasco gaúcho, ótimos vinhos e chocolates.
Cuidados ao visitar cachoeiras no Rio Grande do Sul
Ao conhecer os principais itens a serem levados para visitar as cachoeiras no Rio Grande do Sul já fica evidente alguns cuidados. Entre os principais, podemos destacar o cuidado durante as trilhas e proximidade com as quedas d’água.
De modo geral, as trilhas são bem tranquilas e não passam de 30 minutos para chegar até as cachoeiras. Entretanto, para pessoas um pouco menos experientes ou com crianças o mais indicado é realizar os passeios acompanhados de um guia ou profissional experiente.
Embora grande parte das estradas, trilhas e caminhos sejam bem sinalizados, sempre há o risco de se perder ou de acontecer algum acidente. Além disso, outro cuidado é com o dinheiro, afinal, alguns parques cobram entrada.
Ou seja, não se esqueça de separar alguns trocados para visitar os parques, assim como para comprar águas para manter as garrafas sempre cheias. Por fim, cuidado com a proximidade com as quedas d’água, a força da correnteza e a profundidade.
Por isso, caso esteja com crianças o ideal é analisar bem as condições das águas, caso a cachoeira esteja apta para o banho. No entanto, as cachoeiras no Rio Grande do Sul são bem tranquilas e reservam belezas naturais inesquecíveis.
Conte com a Foco para conhecer as cachoeiras no Rio Grande do Sul
Com todas as informações apresentadas no texto é possível conhecer algumas das principais cachoeiras no Rio Grande do Sul. Entre elas podemos destacar a cachoeira do Caracol, Salto Ventoso, Venâncios e Salto do Yucumã.
Com uma grande diversidade de estilos e tamanhos, as cachoeiras oferecem paisagens impressionantes e grande parte delas próprias para o banho. Além disso, a Serra Gaúcha reserva diversos parques com ótima biodiversidade e trilhas ecológicas.
Nesse sentido, é um local ideal para visitar com um grupo de amigos ou em família. De toda forma, para aproveitar as melhores cachoeiras da região, o mais indicado é utilizar um carro alugado. Portanto, faça sua reserva de carros na Foco e conheça as belezas naturais do sul do Brasil.
Certamente na Foco você vai encontrar a melhor frota de carros disponíveis e também o veículo ideal para suas aventuras e para toda sua família.
Caso tenha gostado desse conteúdo e deseja acompanhar outros artigos como este, continue no Blog da Foco.