BLOG

13 de Setembro por Victor Amaral

O que é Tabela Fipe? Entenda agora mesmo

O que é Tabela Fipe? Entenda agora mesmo

Tenho certeza que você já ouviu falar, principalmente em rodas de conversas, sobre compra ou venda de carros, ou ainda, pesquisa em relação a modelo de veículos, incluindo a Tabela Fipe. 

A Tabela Fipe te mostra os preços médios de veículos e funciona como uma referência para quem deseja comprar ou vender um carro semi-novo ou usado. Ela também pode te ajudar no aluguel de carros

Há quem pesquise e fique animado com a compra, há quem, depois de uma boa análise dos valores, até desista ou espere um tempo para adquirir o tão sonhado carro, principalmente após a oscilação de preços desde o início da pandemia.

Se você ainda não conhece e quer entender o que é a Tabela Fipe, continue lendo esse post. 

aluguel de carros

O que é Tabela Fipe? 

Vamos entender, primeiro, o que é a Fipe. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), criada em 1973, é uma organização que não possui fins lucrativos. 

O apoio ao Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) está entre os principais objetivos da Instituição, que dá suporte, também, a outras instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas. 

A Fipe faz o levantamentos de dados primários para a criação de diversos índices, tabelas de preços médios e de quantidades de uma série de variáveis econômicas. Um desses indicadores é o preço médio de veículos, ou seja, a Tabela Fipe

Como dissemos, nessa tabela é possível achar o valor médio de automóveis anunciados no mercado nacional, para servir como base para uma avaliação ou negociação. A atualização da tabela é feita, no início de cada mês, pelos pesquisadores da instituição. 

Vale ressaltar que são apurados os preços de veículos para o segmento de carros utilitários a partir do ano modelo de 1985. Já caminhões e micro-ônibus, a partir do ano modelo de 1981. Motos, triciclos e quadriciclos, a partir de 1990.

A Tabela reflete os preços anunciados pelos vendedores. No caso dos veículos seminovos e usados, são captados os valores de um mesmo veículo ofertado. São excluídos os valores muito altos e muito baixos, escolhidos, assim, estatisticamente. 

Sendo assim, a média é calculada entre a maioria dos preços levantados. Veja outras razões que são consideradas para indicar o valor de um veículo:

  • O ano do veículo;
  • Sua cor;
  • O Estado de conservação em que se encontra;
  • Os acessórios que apresenta;
  • Em qual região do país o automóvel se encontra;
  • A depreciação natural que ocorre quando um carro novo sai da concessionária.

Como ver o preço da Tabela Fipe? 

como ver o preço na tabela fipe

Para utilizar e pesquisar os preços da Tabela Fipe, basta acessar o site da Fundação, pesquisar por Índices e Indicadores e escolher a opção ‘Preço Médio de Veículos - Tabela Fipe”. 

O site vai te direcionar para a página da tabela, para que você possa fazer sua consulta. Lembrando que é possível, ainda, fazer o  download do aplicativo (App) oficial, gratuitamente, no Google Play e App Store para o seu celular.

São três opções de busca: carros e utilitários pequenos, motos e caminhões e micro-ônibus. Para iniciar sua pesquisa, marque o período de referência e, em seguida, selecione a marca, o modelo e o ano do veículo.  

No resultado da sua busca aparecerá: 

  • Mês de referência;
  • Código Fipe;
  • Marca;
  • Modelo;
  • Ano modelo;
  • Autenticação;
  • Data da consulta;
  • Preço médio.

Por exemplo, se você pesquisar pela marca Renaut, modelo Stepway Hi-Flex 1.6, 16V, de 2009, o preço, na data pesquisada, foi R$28.104,00. 

O que vale: o ano de publicação ou o ano modelo? 

No momento de avaliar o preço de um carro, o que vale é o ano-modelo e não o ano de fabricação. 

De acordo com o canal de notícias da Webmotors, quando se opta por vender ou comprar um carro, seja ele novo ou usado,o que deve ser levado em consideração é o ano-modelo e não o ano de fabricação.

Tal engano parece ser comum nos negócios e, quem não possui conhecimento desse assunto e não tem noção de como funciona esse mercado, pode sair prejudicado em uma negociação.

Vamos usar um exemplo de um carro que foi fabricado em 2000, modelo 2001, para todos os efeitos é um carro 2001. Assim, no momento da venda, se você realizar uma consulta na Tabela Fipe para saber quanto está valendo o seu carro, tenha como referência o modelo que é 2001 e não o ano de fabricação.

Portanto, se for revender o seu carro, é necessário exigir que ele seja avaliado pelo ano-modelo, mesmo que ele não tenha nenhuma mudança nas características estéticas ou mecânicas em relação ao modelo anterior.

A mudança de valores de um carro de um ano para o outro consiste na idade do carro. Em um veículo seminovo é, em média, de 15%. Quando falamos de automóveis com mais de cinco anos, essa diferença de preços é menor, em torno de 10%. Já nos carros mais velhos, 5% ou 6%.

Essa é uma estimativa que vai ser baseada no estado de conservação do carro, além de outros fatores, como equipamentos e a preferência do mercado por determinados modelos.

Tabela Fipe de Carros

aluguel de carros

Como já vimos, a Tabela Fipe de Carros serve de referência para consulta dos preços médios de carros semi-novos e usados, auxiliando no momento de realizar financiamentos e negociações. 

Mas, se mesmo após fazer uma pesquisa na Tabela Fipe você não quiser optar pela compra ou venda de um carro seminovo ou usado no momento, saiba que uma ótima alternativa é o aluguel de carros. 

E escolher uma boa locadora faz toda diferença. Você pode selecionar o modelo, a marca e a categoria que mais se adequa ao seu perfil. 

Na Foco Aluguel de Veículos é possível alugar um carro por um preço ótimo e você ainda conta com assistência 24h, fazendo da sua mobilidade mais tranquila e segura. 

A frota de veículos da Foco conta com automóveis modernos, atualizados e que passam, periodicamente, por uma manutenção preventiva e corretiva. Entre em contato e saiba mais sobre nosso serviço de aluguel de carros.

Posts relacionados: