BLOG

03 de Junho por Vitor Alves

O que é direção defensiva: entenda como manter a segurança no trânsito

O que é direção defensiva: entenda como manter a segurança no trânsito

Você sabe o que é direção defensiva? Esse tipo de condução ajuda o motorista a manter a segurança no trânsito, tanto dele, quanto dos outros veículos que estão na estrada. Nesse sentido, é importante saber o que é preciso para impedir situações de risco. 

Realizar a manutenção preventiva é uma das medidas mais importantes quando se trata das precauções que o motorista deve adotar. Por isso, ao usar o aluguel de carros, é importante escolher uma locadora que faça revisões periódicas. 

Nesse artigo, será possível tirar todas as suas dúvidas sobre a direção defensiva, para que você se torne um motorista precavido no trânsito. Acompanhe!

O que é direção defensiva?

Direção defensiva é quando medidas de prevenção são adotadas pelo condutor do veículo, com objetivo de evitar situações de perigo. Dessa forma, é possível reduzir, significativamente, o número de acidentes ocorridos no trânsito.

Isso porque o motorista precisa assumir certas precauções que farão com que ele consiga antecipar circunstâncias que ameaçam a sua segurança e a dos passageiros, assim como de outros veículos que estão no trânsito.

É importante lembrar que, desde 2004 no Brasil, a cada renovação de habilitação, é necessário fazer o curso de Direção Defensiva. Contudo, há alguns cuidados que precisam ser colocados em prática quando o assunto é direção defensiva. Confira abaixo!

Quais são os elementos comuns de um condutor de direção defensiva? 

Além de saber o que é direção defensiva para adotar todas as medidas necessárias, é importante conhecer os elementos comuns para esse tipo de condução. Afinal, são noções básicas que ajudam a entender porque ela é fundamental para o motorista.

Veja abaixo.

Conhecimento

Conhecer as informações fundamentais para garantir a sua segurança, é o primeiro passo para, de fato, praticar a direção defensiva. Nesse sentido, é necessário:

  • Compreender as leis de trânsito;
  • Conhecer bem o veículo, assim como saber utilizar as ferramentas de transporte;
  • Conseguir notar as condições adversas da via, assim como as do clima. 

Atenção

A atenção constante do motorista em relação à via e às suas condições também é um fator importante nesse tipo de condução. Isso porque é possível perceber elementos que podem prejudicar o seu percurso.

Mas é essencial que ele esteja alerta ao que não dá para enxergar. Estamos falando no ponto cego, em que pode haver algum veículo ou objeto que os espelhos retrovisores não mostram.  

Previsão

Ter a capacidade de prevenir situações de risco é necessário na direção defensiva e isso está ligado ao item acima. Isso porque, ao ter atenção, o motorista consegue antecipar cenários onde há algum perigo.

Isso pode acontecer em diversas situações. Entre elas, alguma área escolar, em que há mais crianças transitando na rua, ou até mesmo em rodovias que ciclistas utilizam para pedalar, e não conseguem perceber o veículo próximo a eles. 

Habilidade

Saber dirigir um veículo da maneira correta é essencial para adotar a direção defensiva. Isso pelo fato de que, ter habilidade ao volante, garante que ele faça as manobras certas que protegem o motorista, passageiros, e outros que estão transitando na via. 

Ação

Para terminar, a ação também é um dos elementos comuns de um condutor de direção defensiva. 

Nesse sentido, agir para impedir as situações de risco, e não entrar para a crescente estatística de acidentes de trânsito no Brasil, é uma habilidade essencial durante a direção de um veículo. 

Dicas de direção defensiva

Agora que você já sabe quais os cuidados desse tipo de condução, separamos algumas dicas a partir do que o Departamento Nacional de Trânsito determina para essa prática. Confira!

Realize a manutenção preventiva

Com o passar do tempo e da utilização do veículo, diversos componentes e sistemas que fazem parte dele se desgastam. Nesse sentido, fique atento ao manual do fabricante e realize a manutenção preventiva.

Embora essa não seja uma preocupação ao escolher um veículo em uma frota de carros de uma locadora séria, a direção defensiva é importante mesmo em carros alugados. Isso porque o motorista evita ter que acionar o seguro em casos de colisão. 

Tenha atenção ao funcionamento do veículo

Outra dica importante é ficar atento ao funcionamento do veículo. Assim, preste atenção no painel, já que é ele quem indica se há, por exemplo, falta de óleo ou combustível.

Além disso, não esqueça de conferir itens como lanternas e limpador de para-brisa. 

Mantenha uma postura correta ao dirigir

Manter a postura correta ao dirigir pode impedir, além de situações de risco, o cansaço ao dirigir. 

Ficar com a coluna encostada no banco, deixar o encosto da cabeça na posição que dê para apoiá-la, assim como posicionar em “9h15” as mãos no volante, são umas das recomendações. 

Confira o retrovisor com frequência

Como já falamos por aqui, é preciso atenção constante quando se trata de direção defensiva. Sendo assim, é preciso, além de regular o retrovisor da forma correta, conferi-lo com frequência, para ter uma noção de tudo o que está acontecendo à sua volta. 

Esteja concentrado no trânsito

Para estar atento é necessário estar concentrado durante a direção. Essa também é uma dica de extrema importância, já que, para se ter uma ideia, a cada segundo, durante a condução do veículo a 80 km/h, equivale a 22 metros percorridos. 

Respeite as condições da via  

Por fim, é obrigação do motorista respeitar as condições da via. Nesse sentido, o condutor precisa, entre outras fatores :

  • Conduzir o automóvel na velocidade condizente à via;
  • Desacelerar antes da curva e evitar movimentar o volante nesse momento;
  • Respeitar a sinalização;
  • Reduzir a velocidade quando houver estreitamento de pista ou alguma alteração na pista, como buracos e elevações.  

Conte com a Foco Aluguel de Carros!

Entender o que é direção defensiva faz toda diferença na hora de dirigir para evitar qualquer tipo de acidente. E, como visto, uma das principais dicas para ter esse tipo de precaução é realizar a manutenção preventiva. 

Nessa perspectiva, se você quer evitar problemas desse tipo, basta alugar o seu aqui na Foco. Isso porque nossos modelos passam por manutenção periodicamente, garantindo a sua segurança em todo o trajeto. 

Além disso, contamos com os melhores preços, já que temos várias ofertas de carros alugados. Entre em contato conosco agora mesmo e escolha o seu carro. 

Gostou do nosso conteúdo? Então continue acompanhando o Blog da Foco e fique por dentro de assuntos realmente importantes no mundo dos veículos.

Posts relacionados: