Caução: o que é e como funciona em aluguel de carros
Se você deseja saber o que é caução para o aluguel de carros, este é o artigo certo. A Foco produziu este texto, com o objetivo de explicar o que é e como funciona essa garantia que é necessária na hora de alugar um veículo.
Além disso, vamos falar a respeito da importância da caução, os motivos pelos quais você precisa pagar por isso e o que fazer quando não tiver um cartão de crédito para o pagamento.
Portanto, sugerimos que você leia este artigo até o final e tire todas as suas dúvidas sobre este assunto.
Boa leitura!
O que é a caução no aluguel de carros?
Quando falamos sobre caução, de modo geral, nos referimos ao valor bloqueado no cartão de crédito de um cliente, com o intuito de garantir a segurança da empresa prestadora de um determinado serviço.
Muitas vezes, as pessoas relacionam essa cobrança ao aluguel imobiliário, mas essa garantia serve também para o aluguel de automóveis.
Nesse sentido, a caução para o aluguel de carros consiste no valor cobrado antecipadamente pela empresa locadora de veículos, como a Foco, para garantir uma possível indenização.
Afinal, ao sair com o carro da empresa, pode acontecer algum imprevisto que cause danos ao veículo, e de modo que será necessário ressarcir à locadora. Com isso, podemos definir caução como um depósito de segurança feito para cobrir determinadas situações.
Por exemplo, o valor da caução pode ser usado para cobrir danos ou o descumprimento de obrigações previstas em contrato. Porém, caso não ocorra nenhum problema, o dinheiro pago antecipadamente é devolvido ao locatário, assim que ele entrega o carro.
Portanto, é interessante enxergar o pagamento de caução como uma garantia não só para o locador, mas também para o locatário, que conta com essa precaução. Que tal saber mais sobre como funciona a caução? Para isso, leia o próximo tópico.
Como funciona a caução no aluguel de carro?
Você já sabe que, para alugar um carro, é obrigatório o pagamento da caução. Para isso, você terá que apresentar um cartão de crédito no seu nome e com limite disponível.
Como dissemos anteriormente, se não houver qualquer problema, ao devolver o carro, o valor bloqueado será estornado do cartão. Por isso, quando você devolve o veículo, a empresa realiza uma vistoria, para verificar se não há nenhum dano.
Um fator que merece destaque é o fato de que o cartão de crédito apresentado deve ter seu nome impresso. Assim, verifique se o seu cartão cumpre esse requisito, já que muitas operadoras, hoje em dia, enviam cartões sem nome impresso.
De toda forma, para garantir que a locação do automóvel ocorra conforme o planejado, sem problemas, confira algumas dicas a seguir.
Verifique o nome impresso no cartão
Além de verificar se o seu cartão de crédito tem seu nome impresso, veja se o primeiro e o último nome são os mesmos que constam na sua habilitação e na reserva do veículo.
Caso contrário, a empresa não aceitará o seu cartão, logo, não será possível efetivar o aluguel.
Consulte as regras de bloqueio
Antes de fazer qualquer definição, consulte as regras de caução da empresa com a qual você fará o acordo. Com isso, você evitará imprevistos.
Por exemplo, caso você informe um condutor adicional, saiba que ele não terá autorização para passar o cartão e pagar a caução. Isso porque, o cartão de crédito usado deve estar no nome do primeiro motorista (condutor original).
Bloqueio caução não é igual a franquia de proteção
É necessário ressaltar que caução e franquia de proteção não são a mesma coisa. Afinal, o bloqueio caução é condição para todas as locações automotivas, enquanto que a proteção é cobrada no caso de ocorrer algum sinistro e precise acioná-la.
Com essas dicas, ficou bem mais fácil saber como proceder na hora de alugar um carro, não é mesmo? No entanto, ainda há mais informações necessárias sobre este assunto. Por isso, continue a leitura.
Dá para alugar um carro sem bloqueio caução?
Essa é uma dúvida comum de muitos motoristas ao alugarem veículos. Por isso, se você também se faz este questionamento, chegou a hora de solucioná-lo.
Talvez não seja a resposta que você estava esperando, mas não é possível alugar carro sem bloqueio caução. Dessa forma, é indispensável apresentar um cartão de crédito para que você possa retirar o carro na locadora.
Ademais, vale destacar que as locadoras aceitam apenas cartões de crédito. Com isso, dinheiro, cheques e cartões de débito não podem ser utilizados como forma de pagamento da garantia.
Além disso, cartões pré-pagos, muito usados por quem costuma viajar para fora do país, também não podem ser usados para essa finalidade.
Talvez você possa estar se perguntando o porquê de aceitarem apenas crédito. Neste caso, a resposta é simples, porque é a única forma de as locadoras estornarem o valor no fim da reserva.
Lembre-se ainda que seu cartão precisa ter validade e limite disponíveis. Caso contrário, a transação não será concluída. No entanto, você pode ficar tranquilo, pois a transação é segura. Para saber como funciona o bloqueio, leia o tópico a seguir.
Como funciona o bloqueio?
No momento em que você estiver alugando o automóvel, a empresa locadora irá solicitar ao condutor principal o cartão de crédito. Nessa hora, ela vai analisar se o nome impresso no cartão bate com as informações apresentadas pelo motorista.
Com isso, será passado o valor da caução, o qual terá variação conforme alguns fatores, como a empresa, a categoria do veículo e a quantidade de tempo em que o carro ficará com você.
Ademais, não é preciso ficar preocupado com uma possível chance de o valor não ser devolvido caso não ocorra nenhum problema com o veículo.
Isso porque, o valor é estornado na hora em que você devolve o carro e, dependendo da operadora do seu cartão de crédito, o valor pode ser cancelado imediatamente.
Percebeu como é tranquilo fazer o pagamento da caução? Agora, vamos te falar sobre o motivo pelo qual as locadoras exigem o pagamento da caução. Continue com a gente.
Por que as locadoras exigem caução?
Como você acabou de ver, o valor da caução é variável, pois depende de alguns fatores. Com isso, muitos motoristas questionam sobre a necessidade de pagá-lo, principalmente quando lhes parece um pouco elevado.
Porém, é necessário entender os motivos pelos quais as locadoras precisam fazer essa cobrança. Acontece que, em determinadas situações, o veículo não retorna para a locadora da mesma forma como foi entregue ao condutor.
Entende-se que, na maioria das vezes, isso é normal, pois imprevistos acontecem. Entretanto, a locadora não pode ser lesada.
Com isso, caso o veículo sofra avarias, é fundamental que a empresa possa contar com uma garantia já paga para que seja possível fazer as manutenções necessárias no carro.
Afinal, é fundamental que a empresa esteja sempre com sua frota de carros em bom estado de conservação. Além disso, infelizmente, há casos em que o valor do aluguel não é pago pelo locatário, ficando a locadora sem o valor acertado.
Nesse caso, como o condutor já terá pago a caução com seu cartão de crédito, pelo menos esse valor está garantido à empresa de aluguel.
Qual a importância da caução na hora de alugar um carro?
Como você viu, o pagamento da caução é muito importante para que a locadora conte com alguma garantia. Por exemplo, podemos citar como possíveis avarias ao veículo a quebra de peças, danos aos acessórios e problemas com a parte elétrica.
No entanto, é interessante que você note a importância da caução para o próprio motorista. Afinal, caso você passe por algum imprevisto, já saberá que um valor foi previamente pago, prevendo possíveis situações.
Com isso, você não será surpreendido com a cobrança de um valor extra, informado depois que você já terá até devolvido o carro. Assim, você deve ter conseguido compreender por que esse bloqueio é fundamental.
Mas e se você não tem um cartão de crédito? Neste caso, ainda poderá alugar um automóvel, conforme as informações a seguir.
É possível alugar carro sem cartão de crédito?
A resposta direta para essa pergunta você já sabe, pois não é possível pagar a caução de outra forma que não seja com cartão de crédito. Mas o que fazer caso você não tenha um cartão ou se não tiver limite suficiente? Calma, pois nós vamos te explicar.
Se você quiser alugar um veículo, há uma alternativa. Neste caso, existe a possibilidade de indicar um responsável financeiro.
Isso porque, há empresas que aceitam a apresentação de uma pessoa que ficará responsável pelo pagamento da caução e pela assinatura do contrato.
No entanto, é crucial que você saiba que esse indivíduo deverá estar presente no momento em que o automóvel for retirado.
Desse modo, a pessoa responsável financeira ficará como o locatário da reserva, e você que será o motorista, poderá ser apresentado como condutor adicional.
Vale destacar que, para isso, conforme a locadora contratada, você terá que pagar uma taxa adicional para inserir um segundo condutor.
Agora, preste muita atenção à seguinte informação: somente locadoras nacionais realizam esse procedimento. Com isso, se você pretende alugar um carro no exterior, esteja ciente de que o locatário preencha todos os requisitos para que a locação possa ser efetivada.
Agora que você já sabe tudo sobre caução no aluguel de carros, que tal conhecer como funciona esse procedimento na Foco? Para isso, continue a leitura.
Como funciona a caução no aluguel de carro da Foco
Chegou o momento de conhecer como funciona o bloqueio caução ao alugar um automóvel com a Foco. Assim, o pagamento dessa garantia é correspondente ao período mínimo de 30 dias de locação, a depender da categoria do veículo que você pretende alugar.
Dessa forma, o valor da caução, assim como informamos anteriormente, dependerá do carro que você escolher. Para ajudar, você pode conferir nossa tabela de caução disponível para consulta online, com uma média dos valores.
Além disso, vale destacar que o valor só precisará ser pago no momento de retirar o veículo, e somente uma vez. Ou seja, independentemente dos meses de renovação do contrato, a caução continua a mesma.
Com isso, quando o período de locação terminar, a Foco libera o valor do bloqueio caução no seu cartão de crédito.
Quais cartões são aceitos pela Foco?
Pode ser que você esteja curioso para saber quais bandeiras são aceitas pela Foco para o pagamento da caução. Por isso, confira a lista abaixo:
- Elo;
- MasterCard;
- Visa;
- HiperCard;
- Amex.
Como é possível perceber, você pode fazer a reserva do aluguel no cartão de sua preferência.
A partir do momento em que nós confirmamos a operação, o valor é deduzido. Porém, vale lembrar que a caução da Foco não realiza um débito na conta, mas sim faz uma reserva do valor.
Em outras palavras, não fazemos nenhuma cobrança na sua conta. Com isso, procuramos proporcionar maior segurança e praticidade.
Além disso, é interessante você saber que, mesmo a caução sendo paga com cartão de crédito, você pode pagar as mensalidades do aluguel em dinheiro sem problema algum.
Todas as garantias estão inclusas no contrato, para que o locatário também tenha um resguardo financeiro na hora de fechar negócio. Dessa forma, repare como é fácil e seguro alugar carros com a Foco.
Foco: aluguel de carros sem burocracia
Como você viu ao longo da leitura, o bloqueio caução é uma etapa obrigatória para realizar o aluguel de qualquer carro na Foco. Porém, esse procedimento é simples e seguro. Por isso, não se preocupe quando a cobrança for efetuada.
Apenas garanta que você terá condições de apresentar um cartão de crédito válido, com limite disponível e que tenha o seu nome impresso nele.
Pronto, agora que você já possui todas as informações sobre a caução, o que você está esperando para fazer sua reserva de carros na Foco? Confira nossos veículos e os valores de locação.
Além disso, aproveite a nossa Black Friday e garanta o aluguel de carro com os melhores preços.
E se você gostou deste artigo e quer ler mais sobre aluguel de automóveis, continue navegando pelo Blog da Foco.
Até a próxima!